Operário do Metrô dá aulas de jiu-jítsu para crianças

Após a jornada de trabalho, Leandro ensina artes marciais para 60 crianças da Rocinha (Foto: Selmy Yassuda/Divulgação)

Após a jornada de trabalho, Leandro ensina artes marciais para 60 crianças da Rocinha (Foto: Selmy Yassuda/Divulgação)

Nascido e criado na comunidade da Rocinha, Leandro Souza dos Santos é um dos mais de 9,7 mil colaboradores que estão construindo a Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema). Nas horas vagas, o operário e lutador de MMA (Artes Marciais Mistas) dá aulas gratuitas de jiu-jítsu para 60 crianças da Rocinha, com idades entre 5 e 16 anos.
O projeto social Rocinha Jiu-Jítsu é uma iniciativa dos próprios moradores, que incentiva crianças e adolescentes a praticarem o esporte na comunidade. Para ele, é gratificante ocupar o tempo de meninos e meninas, tirá-los da rua e dar carinho através do esporte. “Ajudo essas crianças e durmo com o coração tranquilo. É a minha principal medalha”, disse Lelê, como é conhecido pelos colegas de trabalho.
Atualmente, ele deixa o canteiro de obras da Estação Nossa Senhora da Paz, onde atua na instalação de trilhos nos túneis, e troca os equipamentos de proteção individual, como capacete, luvas e botas, pelo quimono. Pouco depois das 15h, segue para a academia, de onde só sai às 23h.
>> Orgulho no trabalho – Nas obras da Linha 4 do Metrô, Lelê já passou por vários serviços, como sinaleiro, ferramenteiro e ajudante de produção. Veio abrindo os túneis desde a Barra da Tijuca e, hoje, é frentista de túnel na Zona Sul. “É a primeira vez que trabalho em uma obra dessa magnitude e tenho muito orgulho, porque vai beneficiar milhares de pessoas”, afirmou Leandro.

Por Jota Carvalho/Editor do Papo Esportivo
E-mail: jota.carvalho@gmail.com    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *