Papo do Rei – Manoel Neto não resistiu – 01 a 08/04/2016

O que eu previa aconteceu

Manoel Neto TécnicoNa semana passada eu já havia alertado sobre a situação do Barra da Tijuca. Esta semana, na segunda-feira, a bomba explodiu. Depois de quatro partidas sem vitória, Manoel Neto (foto) foi desligado do comando do Barra da Tijuca. O treinador chegou ao clube na quarta rodada da Série B do ano passado. No total, foram nove jogos, com cinco derrotas, três empates e apenas uma vitória. Seu contrato para essa temporada havia sido renovado ainda em 2015. Nos quatro últimos jogos, o Tricolor da Zona Oeste perdeu para o Angra dos Reis por 1 a 0, do Nova Iguaçu por 2 a 0, além de empatar com o Duque de Caxias, em 2 a 2, e com o Campos (0 a 0). Não sou profeta nem tenho bola de cristal, mas a gente sabe fazer a leitura da situação do esporte e dos que nele estão envolvidos.

Arena Amazônia, aí vou eu!

No próximo dia 17 estarei em Manaus, por conta do jogo entre Fluminense e Vasco da Gama. O projeto em comemoração aos vinte anos da Rádio Ativa Rio FM, se completa com essa viagem, haja vista que a emissora não dispõe de patrocínio master capaz de garantir o “Bye, Bye Brasil” o ano todo. Aliás, isso não é uma peculiaridade só da Ativa Rio. Nem mesmo a Rede Globo de Televisão está viajando com todo seu ‘staff’ para os locais das partidas. Somente os repórteres tem sido enviado e, assim mesmo, das duas principais emissoras. Pelo menos aqui no Rio essa é a tônica da crônica esportiva.

Sonhar não custa nada

Em Petrópolis volta e meia a possibilidade de o Serrano retornar ao profissionalismo do futebol do Rio de Janeiro é articulado por esse ou por aquele amante e saudosista diretor e torcedor do clube. Contudo, com a crise que vem assolando até mesmo os clubes da elite do Rio acho impossível isso acontecer. A grande realidade é que o futebol está profissionalizado em todos os aspectos. Não há como manter nada nem ninguém trabalhando no futebol sem que o poderio econômico esteja por trás de tudo. Pior que isso: os municípios, os estados e o governo federal sequer podem subsidiar qualquer clube profissional, sob pena de seus agentes responderem por improbidade administrativa. Por outro lado, a iniciativa privada possui meios mais eficazes e menos dispendiosos para anunciar os seus produtos. De sorte que, na minha ótica, o futebol no Brasil está fadado a se tornar decadente.

Vou lançar um desafio

Não se passarão mais dez anos sem que a Rede Globo de Televisão e qualquer outra emissora continue mantendo interesse em comprar direitos de transmissão de partidas de futebol de determinadas competições. E escrevam mais: Nem mesmo as emissoras de canal fechado terão interesse nas competições internas, a não ser no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Eliminatórias e Copa do Mundo, por enquanto. Hoje, a preferência pela “Champions League” da UEFA já é mais vendida no Brasil do que os campeonatos locais. O do Rio de Janeiro e o de São Paulo ainda sobrevivem da história, mas já, já, cairão no ostracismo.

E ainda chamam isso de Seleção?

Por ossos do ofício acompanhei na quarta (30) o jogo do Brasil contra o Paraguai. Sinceramente, se eu fosse o presidente da República proibia o uso do nome Brasil no ‘excrete’ CBF/Dunga/Globo. Que coisa horrorosa! O pior é ainda ter que aturar o Galvão Bueno falando abobrinhas o tempo todo, com um espírito derrotista, supersticioso e comentando quando se tem comentarista para tal. Para mim o Dunga não emplaca a Olimpíada. Caso se mantenha até a Copa América centenária nos Estados Unidos já será um triunfo.

Batendo cabeça

Essa semana foi um Deus nos acuda. Eu sou do oficial. Sustento que a Ferj, muito embora questionada ou não, é a entidade máxima do futebol do Rio. Por isso não dou nenhuma informação sem consultar seus documentos oficiais. A maioria dos colegas, embarcam nas ondas do Globo Esporte. Com. Logo, o que surge de informações desencontradas é brincadeira. Até o fechamento desta edição, nenhum documento oficial da Federação tirou o jogo Fluminense x Vasco da Arena Amazônia. Eu inclusive já fiz reservas e comprei passagem de avião. Mas, o que tem de coleguinha teimando aí que o jogo será em Volta Redonda é brincadeira. Aliás, se o Fluminense e o Vasco abrirem mão de uma quota livre de 500 mil reais para jogar em Manaus com tudo pago, pode mandar internar seus dirigentes. Em suma: tem gente que pensa que jornalismo sério é brincar com a cabeça do torcedor e do leitor.

Twitando

* Coisa horrorosa o clássico Vasco 1 x 1 Flamengo na quarta-feira (30), no Estádio Nacional de Brasília. Eu não sabia se narrava futebol ou “porradaria” de MMA. Pobre futebol brasileiro…

* A Copa do Nordeste é um sucesso. Por outro lado os campeonatos estaduais se enfraqueceram. Tudo isso por culpa da mídia-comércio. Como na feira, ela “escolhe as melhores frutas e os melhores legumes”. Pobre futebol brasileiro, que virou enlatado de televisão!

* Neste sábado (2), estarei pela manhã em um compromisso com amigos em Petrópolis e, à tarde, na transmissão do jogão de bola entre Botafogo e Flamengo, em Juiz de Fora, ao vivo às 16 horas. Pelo menos eu espero que seja um grande jogo.

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *