Papo do Rei – Brasileirão sem empolgação – 20 a 27/05/2016

Pobre futebol brasileiro!

Brasileirão 2016 LogoNesta quinta-feira (19/05) eu conversava com o meu amigo Gilson Ricardo e a conclusão que chegamos é que o futebol brasileiro está na “zona morta”, parafraseando a situação da reserva do Cantareira em São Paulo. O campeonato estadual e a respectiva seleção da competição, em outros tempos, compunha à chamada categoria Aspirantes, como dizíamos no passado. E o Brasileirão 2016 já começou com essa mesma filosofia. Não há empolgação, não há apelo, enfim, não há como sair fora desse raciocínio. O pior é que com os escândalos que envolvem o Brasil em todos os segmentos, a situação tende a piorar. Pobre Futebol Brasileiro!

Rádio Web Ferj está no ar

Eu sintonizo todos os dias a Rádio Web Ferj. Ainda em fase de adaptação, a emissora subsidiará muitas emissoras com sonoras e reportagens oficiais das principais competições. Sobretudo das divisões intermediárias. Esse projeto eu havia sugerido à Acerj, no que diz respeito às coletivas que ficam lotadas de profissionais repetindo perguntas e fazendo algumas idiotas. Mas, a infraestrutura da instituição não permitiria tal situação. De qualquer sorte, parabéns a Federação pela iniciativa. Todo trabalho que venha somar é importante e bem-vindo. Sem contar que abre as portas de oportunidades para muitos colegas.

Frescura!

As emissoras de rádio estão impedidas de entrevistar jogadores nos intervalos das partidas do Brasileirão. Segundo informações, a medida atende ao pleito dos técnicos Muricy Ramalho (Fla) e Jorginho (Vasco). Eles alegaram cerceamento de tempo de trabalho de instruções aos atletas no intervalo do jogo. É bom que se diga, que desportivamente, os 15 minutos de intervalo entre uma etapa e outra são dedicadas ao descanso e ao relaxamento dos jogadores e não de preleções. De sorte que, quem deveria decidir se pode ou não conceder entrevistas são os próprios jogadores. Já assisti esse filme: mais uma da “vênus platinada” para pouco a pouco continuar a banir as emissoras de rádio dos estádios. Eu não sou babaca!

Piada

Para descontrair, vou reproduzir aqui uma piada que recebi no WatsApp: “Circula nos bastidores da Rio 2016, que nenhum torcedor dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, foram selecionados para revezar a condução da Tocha Olímpica, por motivos óbvios. Os torcedores do Vasco vão deixar CAIR; os do Botafogo NÃO EXISTEM; os do Flamengo, PODEM ROUBÁ-LA; e, os do Fluminense já sabem né? COMO GAZELAS SAIRIAM GRITANDO: “Uiiiii! Toooochaaaaa!!!!”. Essa turma não é fácil. O brasileiro é “expert” em fazer humor. Até mesmo com a desgraça dele próprio. Vida que segue. Apenas quero deixar claro, que em nada a piada é racista. Faz parte de um contexto de gozação entre torcedores. Do jeito que as coisas acontecem aqui no Brasil, tudo é tomado como gesto de preconceito e logo, logo, sempre aparece um engraçadinho querendo se dar bem e interpretando a brincadeira como sendo preconceituosa.

Arena da Amazônia vira alvo de corrupção

O Brasil está parado. Pior que isso: está parando cada vez mais. A corrupção virou uma “metástase” e, se continuar do jeito que está, o colapso será total em todos os segmentos. Nem mesmo a Arena Amazônia, que até então estava fora do alvo dos corruptos, foi poupada de denúncias e de supostas práticas de ilícitos criminais. Onde iremos parar amigos? Em quem confiar? E mais do que isso: será que temos instituições fortes no País para fazer valer o direito e o processo de moralização nacional? Isso tudo me deprime. Primeiro por já fazer parte de um DNA com tendências; segundo pelo fato de amar essa Nação e não desejar nunca que ela tenha suas engrenagens travadas, como estamos assistindo diariamente. Ainda bem que em meio a isso tudo minha fé (mesmo menor que um grão de mostarda), há de me impulsionar adiante.

Twitando

* Quero agradecer os inúmeros emails que recebo e, mais ainda, a adesão de seguidores no @reisinaldo no Twitter, por conta das publicações de minhas colunas todas às sextas-feiras aqui no PAPO ESPORTIVO. A galera está se multiplicando. Muito obrigado mesmo!

* Aliás, a participação pelo meu twitter tem sido maior do que pelo email. Talvez pelo fato de o twitter proporcionar uma comunicação mais simples, curta e direta. De qualquer forma, podem continuar participando.

* A Rede Globo fala da Copa América em julho e das Olimpíadas em agosto, como se fosse a dona do pedaço. Observem as chamadas da emissora que vocês confirmarão o que eu estou dizendo. Tudo realizado com dinheiro público e vendido à Globo que cobra de todos nós os direitos de imagem. Isso é Brasil.

* Aliás, ridícula a campanha para melhorar a imagem do arrogante e chato locutor Galvão Bueno. Quem assistiu a chamada  percebeu que a versão latino-americana do locutor é uma piada para fazer a imagem do apresentador se tornar simpática. Com todo respeito ao colega Galvão e ao ser humano Galvão Bueno, para o qual peço a Deus o dom da humildade.

* Não decolou a campanha do Serrano FC de voltar ao cenário do futebol profissional do Rio de Janeiro. Além do descrédito do futebol brasileiro, a crise econômica não nos permite doar dinheiro a torto e a direito. Pena, pois o Leão da Serra merecia esse voto de confiança.

* Quero abraçar os meus amigos e irmãos cubanos Maiquel e Maidiline. Ele professor universitário e ela médica do “Projeto Mais Médicos” do Governo Federal, que infelizmente está com seus dias contados. De qualquer sorte, valeu conviver com essas maravilhas de seres humanos. Em dezembro estarei na ilha de Cuba visitando aquele povo culto, seguro e com saúde. Ao contrário do Brasil, é claro!

* Por hoje vamos fechando a conta. Na próxima sexta-feira aqui estaremos se assim for a vontade do nosso Deus Amado. Até lá!

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *