Papo do Rei – A hora é essa, Fla-Flu! – 15 a 22/07/2016

Maracanã dentro 2016O atual prefeito do Rio de Janeiro declarou numa das inaugurações de obras visando as Olimpíadas deste ano, que pretende junto com Flamengo e Fluminense, assumir a administração do Estádio Estadual Jornalista Mário Filho (foto). Eu se fosse o Fla e o Flu não pensaria duas vezes. Muito embora pareça um elefante branco, o Maracanã pode se tornar uma grande fonte de renda tanto para os clubes quanto para o Município. Eu ainda colocaria nesse bolo a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Assim como o Botafogo caminhava para um grande empreendimento no Engenhão e a política atrapalhou os planos do alvinegro, desta feita os ventos são favoráveis dupla Fla-Flu. A hora é essa!

Tudo certo para acolher a imprensa no Estádio Luso Brasileiro

Depois de muito disse-me-disse, na quarta-feira (13) tive uma resposta favorável acerca de como funcionarão as cabines e as bancadas de imprensa do Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador. A agora Arena Botafogo está prontinha para receber todos os jornalistas e todas as emissoras de rádio, segundo me garantiu Valdir Luiz. Uma reunião entre a direção do alvinegro e a ACERJ acontecerá nesta sexta-feira (15), e o espaço da imprensa será coordenado pela entidade que representa a crônica do Rio.

Leandro e Leonardo Siqueira, ex-Vasco da Gama: onde
andam os gêmeos do Gigante da Colina?

Pois é… Esta semana reencontrei um deles com os quais já tive a oportunidade de estar pessoalmente há mais ou menos seis meses, na bucólica localidade de Santo Aleixo, distrito de Magé, onde nasceram. A dupla (um zagueiro e o outro atacante), continuam juntos e grudados. Os dois atuam no Showbol e se apresentam em competições da modalidade nas regiões de Magé, Itaboraí, São Gonçalo, Guapimirim e Duque de Caxias, além do Rio de Janeiro, quando são convidados. Ídolos do Vasco, nos anos 80, onde começaram a jogar, desde às categorias de base, tanto Leandro, atacante, quanto Leonardo, zagueiro, são hoje, pais de família e bem sucedidos profissionais no que fazem com dedicação: trabalham numa escolinha de futebol em Magé, cidade da Baixada Fluminense. Meu carinho aos amigos, com os quais vez ou outra falo através do WhatsApp. Querem saber mais sobre os dois jogadores, acessem o link a seguir: http://www.historiadordofutebol.com.br/antigo.php?secao=leonardosiqueira

Como não poderia deixar de ser…

Tanto o Zé Ricardo (treinador), quanto o Rodrigo Caetano (gerente de futebol) do Flamengo, foram absolvidos dos supostos acidentes ocorridos no jogo contra o Corinthians, no Itaquerão, em São Paulo. Na verdade, ambos não tiveram nenhuma atitude antidesportiva e antidisciplinar, como relatou o árbitro Héber Roberto Lopes.

Marrentão vai explodir!

Calma gente. Não se trata de explosão com dinamite ou algo parecido. Estou falando de seu gramado e de suas condições de prática de jogo. São muitos jogos aos sábados, domingos, e meio da semana, enfim. Diversos clubes indicaram o estádio como mando de campo, e, já, já, as condições do gramado e do piso vão explodir, não aguentando assim as reiteradas partidas. Complicado, pois o estádio é um dos mais bem localizados do Grande Rio, muito embora, se localize no extremo norte da Região Metropolitana.

Twitando

* Neste sábado estarei no Estádio Luso Brasileiro, também chamado a partir de então, como Arena Botafogo, fruto de uma parceria do alvinegro carioca, com a Portuguesa da Ilha. A partida será uma das mais importantes do futebol brasileiro: Botafogo x Flamengo. Ao meu lado, Vanderlei Soares, Marcelino Santana, e todo o timaço do futebol emoção do rádio esportivo do Rio de Janeiro.

* Estão fazendo muita tempestade com um copo d’água em relação a realização do jogo do Botafogo x Flamengo, na Ilha do Governador. A grande realidade é que os custo benefício para o Botafogo, será muito maior do que sair do Rio e encher o bolso de empresários, em prejuízo de seus sócios e torcedores. Os clubes cariocas precisam valorizar mais suas respectivas marcas.

* Não tem nada a ver com futebol, mas eu alerto: estão querendo vender o Brasil para o capital estrangeiro. Aliás, entregar o que resta, pois vendido o Brasil já está. Ou ficamos espertos, ou voltaremos a ser colônia, desta feita da sociedade internacional.

* O time do Serrano de Petrópolis é teimoso que só ele. Na quinta-feira (14), foi a Bangu enfrentar o Barcelona de Jacarepaguá, levou um calor, no primeiro tempo, conseguiu o empate no início do segundo, mas entregou o ouro aos 38/2º. Final Barcelona 2×1 Serrano. Detalhes na nossa editoria de notícias.

* Com relação à bulha que envolve a paralisação na Série B, desta feita, esperei o resultado do julgamento do TJD. Todos sabem que meu entendimento é de que a RDI, muito embora autorize a alteração dos atletas, não lhes dão condição de jogo.

* O único documento que dá condições de atuação de um atleta é a publicação de seu nome no BIRA. Pelo que sei isso aconteceu, porém de forma vaga no Regulamento, no que diz respeito ao prazo. Se os atletas tiveram seus nomes publicados no BIRA, penso que, quem errou foi a Direção Geral de Competições, muito embora, vagamente, ele tivesse poder para regulamentar ou não os atletas.

* Por outro lado, pelo que entendi, a controvérsia não tem a ver com o BIRA, mas com o Regulamento Geral da Competição. A grande verdade é que o Regulamento não é expresso, no que diz respeito aos poderes do Marcelo Vianna. Entendo que, por analogia, seu ato e a consequente publicação do nome dos atletas no BIRA, serão mantidos no Pleno da CBF.

* Trocando em miúdos: a realidade é que o Angra dos Reis não teve culpa legal nem processual. Acredito que a situação não se esgotou na quinta-feira última e, que o Pleno da CBF terá que ser pragmático em sua decisão. E se o Pleno for pragmático, o Angra dos Reis não será prejudicado, por uma questão regulamentar e/ou, por um erro procedimental da Diretoria Técnica da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

* Se eu fosse da diretoria de competições da FFERJ, não pagaria para ver. Faria uma composição política, para resolver essa situação, sem prejudicar todas as equipes.

* A realidade é que estamos diante de uma lambança homérica.

* Vou ficando por aqui. Prometo voltar a falar sobre esse assunto na semana que vem. Excelente final de semana a todos!

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *