Em partida realizada na tarde deste domingo (24), no estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, em Bangu, São Gonçalo Esporte Clube e Juventus empataram sem abertura de contagem na decisão do primeiro turno do Estadual da Série C de Profissionais.

Goleiro Matheus defendeu uma cobrança de pênalti e foi o destaque da ‘Velha Senhora’ (Foto: Paulo Roberto Rodrigues)
A disputa do caneco aí foi para os pênaltis e o time alvinegro venceu por 4 a 3 com o goleiro Matheus defendendo a cobrança do lateral Dreivison. O título é apenas simbólico, já que não garante vaga na decisão e nem acesso ao Juventus.
Agora, as duas equipes voltarão atenção para a sequência da Terceirona Carioca com o início do returno na quinta-feira (28). Às 11h o Juventus enfrentará o Duquecaxiense no Romário de Souza Faria, em Xerem. No mesmo local, mas às três da tarde, o São Gonçalo Esporte Clube terá como adversário o Rio de Janeiro.
Nos demais jogos, às 15h, o Rio-São Paulo receberá o CEAC/Araruama no estádio Mourão Filho; no Romário de Souza Faria, o Futuro Bem Próximo enfrentará o Serrano, às 18h, e, fechando a rodada, às oito da noite, o Serra Macaense estreia frente ao Mesquita no Claudio Moacyr de Azevedo.
>> O jogo – Dono da melhor campanha na fase classificatória, o São Gonçalo começou melhor. Mesmo com mais posse de bola e domínio territorial a equipe gonçalense não conseguia chegar com perigo à meta do goleiro Matheus. Bem postado, o Juventus não dava espaço. Encontrando dificuldades para penetrar, a equipe alvianil passou a arriscar em chutes de longa distância. No melhor deles, aos 28 minutos, o atacante Márcio Carioca soltou uma bomba para boa defesa do arqueiro Matheus.
Mesmo com muitos passes errados o segundo tempo foi melhor. O treinador Renato Alvarenga promoveu a entrada do atacante “Sabão”, que a partir de agora quer ser chamado de Wellington Batista, e o São Gonçalo criou mais oportunidades. Aos três minuros, o camisa dezoito recebeu pela esquerda e bateu cruzado, mas a bola passou rente a trave. Aos 10, o meia Walber entrou livre na área, porém o chute foi em cima do goleiro Matheus, que defendeu sem dar rebote. O Juventus chegou no minuto seguinte. Escorando cruzamento da esquerda, o zagueiro Gomes desviou pela linha de fundo. Aos 39, em cobrança de falta, o meia Netto quase marcou para o time gonçalense. Matheus, novamente, evitou o gol.
A igualdade no tempo normal fez a disputa do caneco ser nas cobranças de penalidades máximas. Após seis cobranças para cada lado o Juventus venceu por 4 a 3 e conquistou o título do primeiro turno. DJ Rafael, Carlinhos, Jolder e Gomes, essa a útima cobrança, coverteram. Matheus e Yogo desperdiçaram para os alvinegros. Glauber, Netto e Márcio Carioca fizeram para o São Gonçalo. Walber, Dreivison e Wellington Batista, o Sabão, perderam.
Representando a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o delegado da partida, Marcos Vinício Trindade fez a entrega da taça de campeão aos alvinegros da Zona da Leopoldina.
FICHA TÉCNICA
SÃO GONÇALO EC 0 x 0 JUVENTUS
Pênaltis: Juventus 4 a 3
Local: Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, em Bangu
Data/Horário: 24/07/2016 – 15h
Árbitro: Matheus Carneiro Torres.
Auxiliares: Thiago Varela dos Santos e Rafael Sepeda de Souza.
Cartão amarelo: Glauber, Dreivison e Léo Moreno (SG). Robson, Gomes e Jolder (JUV).
>> São Gonçalo EC: Diego, Glauber, Índio, Daniel e Dreivison; João, Alex (Netto), Lafaiete (Léo Moreno) e Walber; Márcio Carioca e Rhuan (Wellington ‘Sabão’ Batista). Técnico: Renato Alvarenga.
>> Juventus: Matheus, Ferrugem, Luan, Gomes e Zequinha; Jolder, Robson, Yogo e Kadin; Deivim (DJ Rafael) e Carlinhos. Técnico: Merica.
Mais fotos de Juventus x EC São Gonçalo. Crédito: Paulo Roberto Rodrigues
Por Paulo Roberto Rodrigues
paulortrodrigues@gmail.com