Neste sábado (24), no estádio Elcyr Rezende de Mendonça, em Bacaxá, o Campos derrotou o Itaboraí por 2 a 0 pela quarta rodada do triangular final do Estadual da Série B de Profissionais.

Após marcar o primeiro gol do Roxinho, Paquetá se uniu aos companheiros para agradecer a Deus (Foto: Carlos Grevi/Ururau)
Vinícius Paquetá (na foto acima comemora com cambalhota) e Anderson Manga marcaram os gols da vitória que confirmou o acesso inédito do Roxinho para a Série A na próxima temporada com duas rodadas de antecedência. Além de garantir a vaga entre os grandes o time do Norte Fluminense levou o Nova Iguaçu na companhia. Em 2017 será a estreia do Campos na Primeira Divisão, enquanto o time Laranja da Baixada regressa pela terceira vez.
Com o resultado positivo o Roxinho do técnico Rafael Soriano assumiu a liderança isolada do triangular final com seis pontos ganhos. Com um a menos os laranjas está em segundo. O Itaboraí tem apenas um e mais uma partida a disputar. Não poderá alcançar os outros dois concorrentes. A próxima rodada, confirmada para terça-feira (27), às três da tarde, no estádio Ary de Oliveira e Souza, terá Campos x Nova Iguaçu. Com mais uma vitória o time do Norte Fluminense fatura o caneco a uma rodada do final.
>> O jogo – Com a bola rolando o Campos sabia que a vitória o garantia na elite do futebol do Rio no próximo ano. Jogando no erro do Itaboraí, que nervoso errava muito passes no meio de campo, o Roxinho não demorou para abrir o marcador. Aos treze minutos, o goleiro Bambu saiu jogando com Anderson Manga. O atacante avançou em velocidade e tocou para Vinícius Paquetá que bateu sem chances para o goleiro Dida. Com o time do Norte Fluminense na frente do placar o jogo ficou nervoso e teve jogadas ríspidas de ambos os lados. Quando a partida caminhava para o intervalo o Campos aumentou a vantagem. Washington invadiu a área e tocou para Manga colocar no fundo da rede, aos 43 minutos.
Na volta do intervalo o Itaboraí, sentindo a vaga para a Série A ficar mais distante, partiu para diminuir o prejuízo, mas não conseguia chegar com perigo à meta defendida por Bambu, que estava em tarde inspirada. Já o Campos com a vantagem conquistada na etapa inicial se fechou na defesa. Com o passar do tempo o jogo esquentou. Aos 33 o lateral Jadinho foi expulso deixando o Roxinho com um jogador a menos dentro das quatro linhas. A Águia também teve um expulso aos 35 minutos. Rafael fez falta violenta em Vinícius Paquetá e recebeu o segundo amarelo e o vermelho. Nos minutos finais o Campos tocou a bola, esperou o apito final e comemorou o acesso à Primeira Divisão.
FICHA TÉCNICA
ITABORAÍ 0 x 2 CAMPOS
Local: Estádio Elcyr Rezende de Mendonça, em Bacaxá
Data-Hora: 24/09/2016 – 15h
Árbitro: Leandro Newley Pereira Belota.
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Diego Luiz Couto Barcelos.
Cartão amarelo: Rafael e Fabão (Ita). Jadinho e Anderson Manga (Cam).
Cartão vermelho: Rafael (Ita). Jadinho (Cam).
Gols: Vinícius Paquetá, aos 13, e Anderson Manga, aos 43 minutos do primeiro tempo.
>> Itaboraí: Dida, Fabão (Felipe Camacho), Victor Silva e Rodrigão; Rafael, Peterson, Caio Cezar e Matheus; Igor (Bobby), Edu e Ricardinho. Técnico: Luiz Antônio.
>> Campos: Bambu, Vinicinho, Thurran, Cleiton e Jadinho; Sanderson, Jhonatan e Washington (Patrick); Miguel (Maranhão), Vinícius Paquetá e Anderson Manga (Gilmax). Técnico: Rafael Soriano.
Ão, Ão. Ão, Primeira Divisão! Pode soltar o grito, torcedor iguaçuano!

Técnico laranja, Edson Souza, e o diretor do clube, Jorginho Moraes, em um dos momentos de preparação da equipe para o triagular (Foto: Bernardo Gleizer/NIFC)
Assim, o site do clube laranja saudou e comemorou mais um acesso. Agora, o Nova Iguaçu foca na disputa do tricampeonato da Série B. Na terça, vai enfrentar o próprio Campos, no Ary de Oliveira e Souza, às 15h, em Campos. Para os laranjas, esse confronto será uma espécie de final antecipada: quem vencer, sagra-se campeão da Série B-2016. Se houver empate, o Nova Iguaçu vai precisar ganhar do Itaboraí no encerramento do campeonato, sexta-feira, dia 30, às 15h, no Estádio Jânio Moraes.
O Nova Iguaçu foi campeão do primeiro turno com campanha impecável. Nas semifinais da Taça Santos Dumont, mais uma vez mostrou força e conquistou duas vitórias sobre o Americano: 1 a 0 em Cardoso Moreira, com gol nos acréscimos; e 3 a 0 no Laranjão. Na decisão, arrancou um empate em 1 a 1 com o Itaboraí fora de casa e, diante de seu torcedor, venceu por 2 a 1, garantindo um lugar no Triangular Final. No segundo turno, nomeado de Taça Corcovado (ganho pelo Campos), o time fez campanha irregular e acabou sem a vaga nas semifinais. Assim, teve mais tempo para trabalhar e se preparar bem para o Triangular Final. Só que jogadores e comissão técnica não imaginavam que seria tanto tempo. Por conta de uma disputa nos tribunais, a Série B ficou paralisada por dois meses.
Com o desfecho do imbróglio judicial envolvendo Americano e Itaboraí, o Triangular Final enfim começou no dia 3 deste mês, com Nova Iguaçu e Campos iniciando com um ponto extra. Em casa, o Nova Iguaçu não conquistou o resultado que queria e ficou no empate em 1 a 1 com o Campos. Precisaria de um bom resultado no jogo seguinte, em Itaboraí. E conseguiu.
No jogo que simbolizou a subida, o Nova Iguaçu foi até Itaboraí, fez uma excelente partida e venceu por 1 a 0, acabando com uma invencibilidade de 28 jogos e mais de dois anos do rival atuando no Estádio Alzirão. Quis o destino que o acesso fosse sacramentado neste sábado (24), mesmo com o time de folga na rodada.
“Objetivo conquistado. Estamos de volta à elite. Agora vamos em busca do título e juntos construir uma nova etapa no clube”, disse o treinador Edson Souza, em sua conta no Facebook.
Por Redação/Papo Esportivo
Com Bernardo Gleizer/Assessor de Imprensa/NIFC
Foto/Topo: Úrsula Nery/Agência Ferj
Edição: Jota Carvalho