Sub-20 do Nova Iguaçu se apresenta para Copinha

Foi dada a largada na preparação para a Copa São Paulo de Juniores de 2017. A equipe sub-20 do Nova Iguaçu se reapresentou na terça-feira no Centro de Treinamento do clube, e passou ontem, quarta (9), por uma bateria de avaliações físicas, além de um treinamento com bola. Serão cerca de oito semanas até o início do torneio, no início de janeiro.
O Nova Iguaçu voltará a disputar a competição mais importante da categoria depois de 20 anos – a última vez foi em 1996. Campeão da Série B Sub-20 do Rio este ano e sempre atingindo as fases finais do Carioca Série A nas temporadas anteriores, o clube Laranja da Baixada chega credenciado a fazer boa campanha na Copinha, apelido carinhoso do torneio.
Além dos jogadores remanescentes da campanha vitoriosa na Série B, o elenco que se reapresentou também contou com atletas que disputaram o Campeonato Carioca Sub-17, torneio em que o Nova Iguaçu terminou na quinta colocação geral, atrás apenas dos quatro clubes de maior investimento. O técnico Armênio Moura acredita que o time tem tudo para ir longe. “Pelo grupo formado, é possível montar um elenco bom e vamos para lá competir, não ser apenas um mero participante. Vamos brigar pela classificação no grupo e chegar até a final se for possível. Apesar de ter saído vários jogadores para vários grandes clubes do país, conseguimos montar um grupo homogêneo e que pode sim chegar longe”, afirmou Armênio.
Primeiro do Rio de Janeiro a receber da CBF o Certificado de Clube Formador, o Nova Iguaçu de fato viu vários talentos saíram para os gigantes do futebol brasileiro, casos de Patrick, Raniel e Peixe (Vasco da Gama), Jean (Botafogo) e Jonathan (Internacional). Apesar disso, 41 atletas se reapresentaram, mas só 25 poderão ser inscritos para a competição. “Estão todos muito animados, é uma oportunidade única que eles terão e que outras gerações não tiveram. Acredito que não vão desperdiçar essa chance, treinarão com vontade e afinco. Estamos com um grupo grande, mas só podem ser inscritos 25. Então, a competição já começa nos treinamentos. Isso vai ser bom, porque sempre um cobrará do outro e a tendência é que todos cresçam”, analisou o treinador.
Há quase três anos e meio no cargo, Armênio Moura já disputou a Copa São Paulo de Juniores duas vezes, em 2009 e 2010, quando dirigiu o Flamengo, e sabe o quanto ela é difícil. Apesar da tabela ainda não ter sido divulgada, sabe-se que serão apenas três jogos na fase inicial, num intervalo de uma semana, para poder conseguir uma vaga na fase eliminatória. “Falei para eles na apresentação, eles até riram, que a Copa São Paulo é uma competição na qual você precisa entrar com a faca nos dentes, porque são apenas três jogos e qualquer derrota que você sofra para depois recuperar é muito difícil. Tem que encarar cada jogo como uma decisão. Esse espírito tem que começar aqui no treino para quando chegar lá sair naturalmente”, ensinou.
Armênio Moura terá como companheiros na comissão técnica o auxiliar Jefter Percy, que foi o treinador do sub-17 no Carioca deste ano; Marcio Henriques, preparador físico; Cristiano Faria, preparador de goleiros; e Marcos Antônio, massagista. A estreia na Copa São Paulo deve acontecer entre os dias 2 e 4 de janeiro. A Federação Paulista de Futebol ainda vai divulgar a tabela.

Por Bernardo Gleizer/Assessoria de Imprensa/NIFC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *