Nova Iguaçu viaja e estreia na Copa SP contra Chapecoense

Alô, Nova Iguaçu! Chegou a hora! Depois de 20 anos, o Nova Iguaçu volta à Copa São Paulo de Juniores e estreia na competição mais famosa da categoria nesta terça-feira (3), às 15h30, diante da Chapecoense, no Estádio Municipal Ernesto Rocco, em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Além de Chapecoense e Nova Iguaçu, integram o Grupo 14 Desportivo Brasil, da cidade-sede, e o Sampaio Corrêa (MA). Os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase, que será disputada por 60 clubes. A final está marcada para o dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu.
A expectativa entre os garotos é grande para fazer uma campanha histórica. Afinal, nas duas únicas participações que teve até aqui, em 1995 e 1997, o Nova Iguaçu nunca passou da primeira fase. Agora, o clube está consolidado como uma das principais forças no trabalho de formação do país, possui um Centro de Treinamento de primeiro nível e vem respaldado por ótimos resultados.
“É a oportunidade que todos aqui queriam. Eu por exemplo estou aqui há sete anos e nunca nenhum jogador nesse período teve essa chance. Temos que dar o máximo e não deixar essa oportunidade passar. Estamos encarando a Copa São Paulo como o campeonato das nossas vidas. Queremos ir o mais longe possível”, afirma o atacante Saquarema, de 19 anos, um dos mais experientes do grupo.
Técnico da equipe sub-20 do Nova Iguaçu desde junho de 2013, Armênio Moura já teve a experiência de disputar duas Copas São Paulo no comando do Flamengo, em 2009 e 2010. Ele acredita que o título do Campeonato Carioca da Série B Sub-20 conquistado no ano passado dá uma motivação a mais, e acredita que o grupo está preparado para desempenhar um bom papel em São Paulo.
“Mantemos mais ou menos 70% do grupo que foi campeão, e tem também a renovação com os garotos que vieram do sub-17 nesse trabalho de transição. Título sempre dá moral, mantém os jogadores motivados a continuar fazendo um bom trabalho. Nosso planejamento é dar um passo de cada vez até chegar a final. Se não pensar assim, não haveria motivação”, enfatiza Armênio.
Certificado pela CBF como clube formador desde 2013, o Nova Iguaçu vai para a Copa São Paulo sem alguns jogadores que já estão em importantes clubes do futebol brasileiro, como o lateral-esquerdo Jonathan, do Internacional; o atacante Jean, do Botafogo; o atacante Bill, do Flamengo; e o lateral-direito Peixe e o zagueiro Raniel, que estavam no Vasco da Gama.
Por outro lado, o grupo vai com um grupo entrosado, já que muitos atletas estão no clube desde bem pequeninhos e jogam juntos há bastante tempo. Exemplo maior é o meia e camisa 10 do time, Ramon, de 17 anos, que está no reduto laranja desde os oito anos de idade; e o lateral-esquerdo Menezes, de 18 anos, desde os 10.
“Disputar a Copa São Paulo é um sonho que todos têm. Quando o Nova Iguaçu jogou a competição pela última vez, eu nem era nascido. Hoje nós vamos e com uma expectativa muito grande. Fazemos um trabalho muito bom e temos uma equipe que pode chegar longe. Vamos encarar adversários experientes e fortes, mas vamos brigar para ir o mais longe possível”, disse Ramon.
Depois da estreia diante da Chapecoense, o Nova Iguaçu vai encarar no dia 5, esta quinta-feira, às 14h, o Desportivo Brasil, e fecha sua participação na primeira fase no dia 7, sábado, às 14h, diante do Sampaio Corrêa (MA). Todos os jogos serão realizados no Estádio Municipal Ernesto Rocco, em Porto Feliz, cidade com 50 mil habitantes e que fica próxima a Itu e Sorocaba. A delegação laranja chegou a Porto Feliz no final da tarde de ontem.
>> Rio de Janeiro contará com oito clubes na disputa – Além dos quatro grandes da Capital (Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo) mais o suburbano Madureira, e o baixadense Nova Iguaçu Futebol Clube, o interior terá a dupla Volta Redonda e Boavista, o Verdão de Bacaxá.

Flamengo tentará o segundo título consecutivo da Copinha

Atual campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o rubro-negro da Gávea terá o desafio de defender o caneco conquistado em 2016, quando derrotou o Corinthians nos pênaltis, dentro do Pacaembu. O Mengão busca o quarto troféu da competição para se igualar ao Internacional, terceiro maior vencedor do torneio.
Atrás apenas do Corinthians em número de conquistas da Copinha, o Fluminense tenta quebrar um longo jejum. O Tricolor carioca não vence o campeonato desde 1989, ano em que bateu o Juventus e se sagrou pentacampeão. Vencedor em 1992, o Vasco buscará seu segundo título, enquanto o Botafogo, campeão brasileiro sub-20, tentará levantar a taça pela primeira vez.

Times do Rio estreiam nesta terça e quarta-feira

Além de Nova Iguaçu x Chapecoense, nesta terça (3) ainda ainda acontecerão os seguintes confrontos envolvendo os cariocas e fluminenses: Penapolense x Volta Redonda (Penápolis, 18h); Vasco x Botafogo-PB (São Carlos, 18h45); Botafogo x Alecrim-RN (São José do Rio Preto, 21h). Amanhã, quarta, dia 4, também valendo pela primeira rodada: Coritiba-PR x Boavista (Guaratinguetá, 16h); Ceará-CE x Madureira (Taboão da Serra, 16h); Fluminense x Real Noroeste-ES (Osasco, 20h) e Flamengo x Central-PE (São Caetano do Sul, 21h).

Por Bernardo Gleizer/Assessoria de Imprensa/NIFC
Edição e informações complementares: Jota Carvalho / Papo Esportivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *