Taça GB: Vasco avança; Bangu e Nova Iguaçu, enfim, vencem!

Pela Taça Guanabara de Profissionais começou na tarde deste sábado (18), a rodada final da fase classificatória. E foi definido o último classificado para as semifinais. No estádio de São Januário o Vasco ganhou da Portuguesa (1 a 0) gol de Thales, terminou na vice-liderança do Grupo C com nove pontos e se garantiu na outra etapa. O primeiro lugar ficou com o Fluminense que manteve os 100% de aproveitamento ao derrotar o Volta Redonda por 3 a 0 em Moça Bonita. Richarlison, duas vezes, e Reginaldo marcaram os gols. O Bangu venceu pela primeira vez no Estadual. O time alvirrubro bateu o Resende por 1 a 0 no Aniceto Moscoso. Raphael Augusto fez o gol único.

Na Baixada, a Laranja deu caldo de virada sobre o Macaé

Após três empates e uma derrota jogando fora de casa, o Nova Iguaçu estreou no Estádio Jânio Moraes e derrotou o Macaé de virada por 3 a 1, neste sábado (18), conseguindo, assim, seu primeiro triunfo na Taça GB. O resultado fez o time subir para a terceira colocação do Grupo B, com seis pontos. O Macaé Esporte segue zerado e dono da pior campanha da competição, até agora.
Se houver um vencedor no confronto entre Boavista e Botafogo, neste domingo (19), o Nova Iguaçu termina em quarto no Grupo B. Se der empate, segue em terceiro. O time da Baixada deu também um salto na classificação geral. Está na sexta colocação e entrando na zona de habilitação para a Série D, atrás de Fluminense, Flamengo, Madureira, Vasco e Volta Redonda.
Além do salto na tabela, o Nova Iguaçu garantiu participação no torneio que reunirá o terceiro e quarto colocados dos Grupos B e C da Taça Guanabara, com jogos realizados em paralelo às semifinais. O adversário será Volta Redonda (3º do Grupo C) ou Bangu (4º). A Ferj ainda vai divulgar o nome do torneio, as datas, horários e locais das partidas.
>> O jogo – No calor de 36ºC e um sol impiedoso, Nova Iguaçu e Macaé começaram em ritmo lento, com o time da casa atacando um pouco mais. Iuri Pimentel teve a primeira boa chance laranja, aos sete minutos, após cobrança de lateral feita por Crispin, mas errou a finalização. Depois, Wescley – parado pelo goleiro Milton Raphael – e Adriano assustaram o Macaé.
Mais presente na frente e seguro na defesa, o Nova Iguaçu ficou em desvantagem no final do primeiro tempo. O árbitro Luis Antonio Silva dos Santos marcou falta de Simões em Hudson dentro da área. O camisa 9 do Macaé cobrou o pênalti com inteligência e pôs os visitantes na frente.
Precisando da vitória, o Nova Iguaçu voltou com tudo para o segundo tempo. Em três minutos criou três chances, com Wescley, de fora da área, Simões e Crispin. De tanto pressionar, conseguiu o empate aos 14 minutos. Paulo Henrique cobrou falta lateral na esquerda e Simões, que tinha cometido o pênalti, desviou de cabeça.
O gol deu confiança aos laranjas. Dois minutos depois, Milton Raphael fez ótima defesa, em chute de Lucas. Aos 22, o goleiro do Macaé salvou de novo, espalmando a cobrança de falta de Paulo Henrique. O gol estava amadurecendo e amadureceu de vez aos 24 minutos. Adriano recebeu de Renan Silva na esquerda e rolou para Marlon tocar e tirar do alcance de Milton Raphael.
Em vantagem, o Nova Iguaçu se fechou atrás, não deu espaços para o adversário e ainda procurou o terceiro gol nos contra-ataques. Adriano, duas vezes, teve a chance de ampliar, aos 30 minutos, quando parou no goleiro; e aos 42, ao chutar por cima da meta. Mas o gol do camisa 9 aconteceu. Nos acréscimos, ele recebeu de Wescley, acertou o ângulo e fechou a vitória com chave de ouro: 3 a 1.
>> Próximos jogos: A última rodada será finalizada neste domingo (19) com dois jogos às cinco da tarde. Flamengo x Madureira (Raulino de Oliveira) e Boavista x Botafogo (Elcyr Rezende de Mendonça).

FICHA TÉCNICA
NOVA IGUAÇU 3 x 1 MACAÉ ESPORTE
Local: Estádio Jânio Moraes, o Laranjão, em Nova Iguaçu
Data-Hora: 18/2/2017 – 16h30
Árbitro: Luis Antonio Silva dos Santos
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Gilberto Stina Pereira
Renda e público: R$ 7.250,00 / 525 pagantes / 574 presentes
Cartão amarelo: Paulo Henrique (NOV); Dierson e Ronaldo (MAC)
Gols: Hudson 43min/1ºT (Macaé; Simões 14min/2ºT; Marlon 24min/2ºT e Adriano 45min/2ºT (Nova Iguaçu)
>> Nova Iguaçu: Jefferson; Crispin (Vinicius Matheus), Raphael Azevedo (Simões), Murilo Henrique e Lucas; Iuri Pimentel (Renan Silva), Paulo Henrique, Caio Cezar e Wescley; Marlon e Adriano. Técnico: Edson Souza.
>> Macaé Esporte: Milton Raphael; Ronaldo, Aislan, Ramon e Ebert; Dierson (Xavier), Alan, Wagner Carioca e Zotti (Fernando Santos); Marquinho e Hudson (Romarinho). Técnico: Toninho Andrade.

Classificação/Grupo B

1º) Flamengo, 12 pontos;
2º) Madureira, 10;
3º) Nova Iguaçu, 6;
4º) Botafogo e Boavista, 4 (saldo: -2 / gols pró: 4);
6º) Macaé Esporte, 0.

Classificação/Grupo C

1º) Fluminense, 15 pontos;
2º) Vasco da Gama, 9;
3º) Volta Redonda, 6;
4º) Bangu, 5;
5º) Resende, 4;
6º) Portuguesa, 2.

Por Paulo Roberto Rodrigues/Papo Esportivo e Bernardo Gleizer/Nova Iguaçu FC
Foto/Topo: Nova Iguaçu 3 x 1 Macaé Esporte/Bernardo Gleizer
Edição: Jota Carvalho/Papo Esportivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *