Feito histórico: Portuguesa Carioca comemora 49 anos da vitória sobre o Real Madrid

Na terça-feira (4), a Associação Atlética Portuguesa comemorou 49 anos da vitória sobre o Real Madrid. O que parecia impossível virou realidade. A Lusa da Ilha do Governador, clube da elite do Campeonato Carioca, foi até a capital espanhola e, comandada por personagens como Zeca, Escurinho e Miguel, desbancou a poderosa equipe madridista por 2 a 1, no amistoso em 1969. A vitória foi em pleno Estádio Santiago Bernabéu, na Espanha.
A partida contra a Lusa marcava a entrega de faixa do time “galáctico”, tricampeão do Campeonato Espanhol (1966/1967; 1967/1968; e 1968/1969) sob o comando de Miguel Muñoz Mozún e contava com grandes estrelas no seu elenco, como o atacante Paco Gento e o zagueiro Sanchis. Mas a equipe da Ilha não se intimidou. Na partida com “pouco futebol e muitas piruetas”, como noticiou a imprensa espanhola na época, os cariocas venceram por 2 a 1, com dois gols do ponta-direita Miguel.
“Sempre é bom recordar esse grande feito. Já se passaram 49 anos. Nossa história é eterna e seguirá sendo contada por incontáveis gerações que virão. A Portuguesa, ao longo dos anos, teve suas façanhas internacionais. O clube possui mais de 130 jogos internacionais”, lembra o presidente administrativo João Rêgo.
E o maior feito da história da Portuguesa por pouco não aconteceu. O time insulano estava na Europa para uma série de amistosos. Como parte dos compromissos, viajou à Espanha para enfrentar o Sevilla. Entretanto, a partida foi cancelada por um motivo curioso. À procura de um rival para realizar um jogo festivo de entrega das faixas do Campeonato Espanhol, o Real Madrid entrou na “disputa” com o rival local, ofereceu “bicho” maior ao time carioca e levou a melhor. A vitória surpreendente rendeu aos jogadores da Portuguesa um prêmio cinco vezes maior que o combinado pelo empresário responsável pela excursão à Europa antes da partida.
>> O jogo – A vitória da Portuguesa sobre o Real começou a ser construída no primeiro tempo. Logo aos sete minutos de partida, o atacante Miguel abriu o placar para a Lusa. No fim da etapa inicial, aos 42 minutos, o mesmo Miguel marcou o seu segundo gol e ampliou para 2 a 0, marcador do primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Real Madrid partiu para cima em busca do empate e diminuiu aos 45 minutos com Planelles. Mas era tarde demais para igualar o confronto. Melhor para a Lusa, que derrotou a equipe espanhola por 2 a 1 diante de mais de 50 mil pessoas no Estádio Santiago Bernabéu.

Equipes

>> Portuguesa Carioca: Bruno; Choquinho, Jerry, Beto e Zeca; Carlos Pedro e Nei; Jorginho, Miguel, Jurandir (Paulo Mata) e Escurinho.
>> Real Madrid: Junquera; Espildora, Bibiloni, Benito e Jose Luiz; Tejada e Miguel Perez; Fleitas, Planelles, Grande e Bueno.

Por Williany Brito – Assessora de Imprensa da Portuguesa
Edição: Jota Carvalho – papoesportivo.com@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *