O Botafogo esteve perto de conquistar o título da Copa do Brasil de Futebol Sub 17, mas viu o sonho virar pesadelo jogando dentro de seus domínios. No estádio Nilton Santos o Glorioso foi derrotado pelo Vitória-BA por 3 a 1, na tarde desta terça-feira (19), na partida de volta da final. Como no jogo de ida, realizado no Manoel Barradas, em Salvador, o placar foi o mesmo, mas em favor do time alvinegro, o título foi decidido nos pênaltis. Aí, o rubro-negro baiano venceu por 4 a 3. Detalhe é que nos cinco jogos quando teve o mando de campo o Botafogo não conquistou nenhuma vitória. Foram três empates e duas derrotas.

Atacante Luiz Henrique fez o gol do Fogão e terminou como artilheiro da competição (Fotos: Rafael Ribeiro/CBF)
Com a necessidade de vencer por dois gols de diferença o Vitória não demorou para assustar. Logo no primeiro minuto Eron lançou o meia Yan. O camisa dez dominou no peito e bateu por cima do travessão. O Botafogo, com apoio de seus torcedores que compareceram em bom número, respondeu na sequência com Wenderson que chutou na rede pelo lado de fora. Já aos nove outra investida do rubro-negro da boa terra. Lucas César saiu jogando errado. Yan aproveitou e tocou para Eron. O atacante bateu e o goleiro Diego fez defesa parcial. No rebote Yan mandou para o gol, mas desta vez Lucas César se redimiu salvando em cima da linha. Bem marcado o artilheiro Luis Henrique teve a primeira oportunidade aos 15 minutos, mas foi travado pelo lateral Cedric. A partir desse lance, os times diminuiram o ritmo e as defesas passaram a levar vantagem sobre os atacantes. Até que aos 39 o Vitória abriu o marcador. Ruan Potó faz bonita jogada pela esquerda e cruzou na medida para conclusão do meia Farinha, sem chances para o arqueiro alvinegro.
Animados com o gol no final do primeiro tempo a equipe rubro-negra não demorou para aumentar o marcador logo no ínício da etapa final. Aos dois minutos o meia Yan entrou sozinho e cara a cara com o goleiro Diego mandou para o fundo da rede. Vendo a vantagem sumir o Botafogo acordou para o jogo. Aos oito minutos, o artilheiro Luis Henrique, após cruzamento de Ezequiel, marcou seu décimo quarto gol na competição e diminuiu a diferença. Com o gol sofrido o Vitória sentiu o golpe e diminuiu o ritmo. Após os trinta minutos, os visitantes foram para o tudo ou nada. Aos 32, novamente o meia Yan invadiu a área, tirou do goleiro Diego, mas adiantou a bola e perdeu o ângulo de chute. No minuto seguinte o Botafogo quase matou o confronto no chute de Rickson que acertou o travessão. Já aos 41 minutos aconteceu pênalti a favor do Vitória, quando Matheus Fernandes derrubou Eron na grande área. O mesmo Eron cobrou e marcou o tento que levou a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças melhor para o Vitória. O time baiano ganhou por 4 a 3 e levou o caneco da Copa do Brasil de Futebol Sub 17 para Salvador. Yan, Eron, Giovane e Cedric convertaram as cobranças. Gabriel desperdiçou. Para o Glorioso marcaram, Luis Henrique, Lucas Cesar e Jordan. Rickson e Zyan, que cobrou a última penalidade, não converteram.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 3 VITÓRIA (PÊNALTIS: VITÓRIA 4 a 3)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data/Horário: 19/05/2015 – 16h30
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus.
Auxiliares: Gilberto Stina Pereira e João Luiz Coelho de Albuquerque
Cartão amarelo: Rickson, Zyan, Íon, Matheus Fernandes e Jordan (Bot). Hebert (Vit).
>> Botafogo-RJ: Diego, Lucas Cesar, Luca e Zyan; Fernando (Ezequiel), Matheus Fernandes, Jordan, Rickson e Wenderson (Gabriel); Matheus Jorge (Íon) e Luis Henrique. Técnico: Felipe Conceição.
>> Vitória-BA: John, Cedric, Rangerson, Gabriel e Padilha (Luan); Hebert (Caíque), Farinha,Geovane e Yan; Ruan Potó (Marcelinho) e Eron. Técnico: João Burse.
Por Paulo Roberto Rodrigues/Redação