Papo do Rei – 05-06-2015

Volta Redonda presta informações; Resende deixa torcedor desinformado

Flávio Horta Pres Voltaço 2015Enquanto o Volta Redonda vai informando seus passos rumo a preparação para a Série D, o seu vizinho Resende não publica nada oficial desde março. A única notícia do alvinegro do sul fluminense foi a notícia do contrato do Marcel, que foi renovado até 2017 e, de que o treinador Alfredo Sampaio será o comandante do clube na Série D. Site oficial, face oficial, enfim, nenhuma notícia de base do clube das Agulhas Negras vem sendo fornecida oficialmente à crônica esportiva nacional. Por outro lado, o Volta Redonda, aparentemente muito mais organizado e estruturado, retomou as atividades na segunda-feira, dia 1º de junho. O presidente Flávio Horta (foto), o vice de futebol e jurídico Flávio Horta Junior e o gerente Leonardo Dinelli, o Zada, bem como o técnico Leandro Niehues e demais membros da comissão técnica recepcionaram os atletas, entre caras novas e remanescentes do último campeonato estadual, e apresentaram o clube e suas expectativas da temporada. Em seguida, os jogadores foram encaminhados ao departamento médico-científico para iniciarem os exames, processo que durou até a quarta-feira. Após a realização dos exames e das respectivas assinaturas de contratos, o clube apresentará oficialmente os jogadores contratados para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa Rio 2015.

Vai começar a Série D do Brasileiro

Eu já venho dizendo aqui, nas redes sociais, na rádio, enfim, onde quer que eu participe de debates que o futebol brasileiro está virando “enlatado das Organizações Globo”, que paga uma mixaria equivalente à 17% do orçamento dos clubes de elite e, utilizando bens e próprios públicos como cenário sem pagar qualquer taxa de ocupação ou uso desses próprios, vem acabando com o nosso futebol privilegiando poucos. Essa situação me enojou tanto ao ponto de eu não querer mais saber de trabalhar nas transmissões “in loco” dos grandes eventos, onde me sinto um intruso jornalista em festa de bacana. Nesta seara, me ocuparei mais com a cobertura dos intermediários e coadjuvantes, “dando preferência especial pelos pobres”, como nos ensina Jesus em sua doutrina. Assim, até no futebol estarei vivenciando o Evangelho. E vai começar a Série D: Resende e Volta Redonda são nossos representantes nessa modalidade. Estou junto com eles, divulgando, informando, torcendo e trazendo informações ao nosso público, tal como a política do site Papo Esportivo.

Basta de humilhações no Novo Maracanã!

Tenho trinta e seis anos de crônica esportiva, amadora e profissional (comecei aos 14), e jamais me senti tão humilhado, oprimido e acoitado pela grande imprensa esportiva (leia-se Globo), durante todo esse tempo. A GLOBO É CRUEL MERCANTILISTA E POUCO JORNALÍSTICA em muito de suas atribuições de comunicação. Reconheço sua primazia técnica, muito embora à custa do BNDES (dinheiro público), mas, não vou mais me submeter às suas vontades e imposições. A FIFA no Brasil é da Globo; A CBF e as competições por ela organizadas no Brasil são compradas pela Globo; Os resultados financeiros e esportivos atendem aos interesses da Globo, e, o Ministério Público Federal que tanto vem investigando desmandos, ainda não se propôs a investigar as Organizações Globo.

Liga Riopretana de Desportos continua inerte

Entraves políticos continuam inviabilizando a regularização do Liga Riopretana de Desportos. Controlada e mantida por políticos da cidade a entidade encontra-se desativada há mais de doze anos e, quando neste ano tudo parecia que as coisas fossem caminhar para que a entidade voltasse aos trilhos, a divisão política travou tudo novamente. As competições municipais e amadoras já não acontecem há anos e somente algumas competições organizadas pela Secretaria de Esportes e entidades paraesportivas vem ocorrendo no Município. O brasão, com muito orgulho desenhado por esse cronista, continua lindo como sempre, mas o desenvolvimento esportivo da entidade adormecido. Lamentavelmente.

Curtinhas

* Infelizmente tive que abandonar as transmissões esportivas pelo rádio. Uma série de fatores que sequer merecem ser debatidos me levaram a tomar tal decisão. De qualquer sorte, continuarei fazendo o que gosto aqui pelas páginas do Papo Esportivo ao lado dessas feras que também fazem o sucesso do nosso trabalho.

* Continuo dizendo: o império dos exploradores do futebol brasileiro está por cair. Se a Polícia Federal e o Ministério Público investigar os contratos e parcerias celebrados entre a CBF, as empresas de marketing esportivo, as emissoras de televisão, as concessionárias de arenas esportivas e Conmebol, vão descobrir “um canal de coliformes fecais”. Quem viver verá! Falta pouco e na segunda-feira (8), já deveremos ter novidades.

* Alerta geral! Se os clubes cariocas continuarem insistindo em não investir em reforços para seus elencos, estarão fadados a serem atrações na Série B do Brasileirão em 2016. Uma fonte até me disse que alguns grandes clubes fizeram pacto de queda para a Série B em 2016, com o fim de desestabilizar a administração da CBF e criarem uma liga independente. Mas, eu não acredito que isso aconteça.

* Assunto impertinente: no domingo passado ouvia os debatedores do Bola em Jogo da Tupi estabelecerem definições sobre federações e confederações durante o programa. Ora, o nome dado às entidades são meros detalhes. O Brasil adotou o critério das Ligas para os Municípios, das Federações para os Estados e das Confederações a nível Nacional. Isso não importa e não tem nenhum mérito ou demérito na estrutura organizacional do futebol. Cada país tem suas normas internas. De sorte que, se CBF é confederação nacional para nós, para a Fifa ela é a entidade Nacional tanto quando a Liga dos EUA ou a Federação Portuguesa e por aí vai. A nomenclatura não tem nada a ver com às atribuições das respectivas entidades. Discussão barata e de jogar conversa fora…

* Para finalizar, continuo torcendo para que o “tapete vermelho da FIFA” seja levantado à nível mundial e, nas entidades afiliadas à ela, também, na medida de suas competências seja feito o mesmo. Não só no Brasil. O FUTEBOL É PANO DE FUNDO de muita corrupção, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro no mundo inteiro. A hora é essa. Depois que o velhinho Blatter anunciou que vai embora da ‘fifona’, o caminho se abriu. Um beijo fraterno a todos e até a próxima semana.

Por Reisinaldo Esteves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *