Na tarde deste sábado (13) o America disputou seu último jogo válido pela Taça Corcovado do Estadual da Série B de Profissionais. Até então invicto no returno o Rubro foi derrotado pelo Queimados (1 a 0), no estádio Romário de Souza Faria, em Xerém.

Goleirão Felipe pegou tudo e salvou o América da goleada no Marrentão, em Caxias (Fotos: Raffa Tamburini/Divulgação)
Apesar da derrota o time americano se classificou para a fase semifinal, pois o Olaria, que também tinha chances perdeu para o Angra dos Reis (3 a 1) na Costa Verde. Como terminou na segunda colocação do Grupo B com 17 pontos, atrás do lider Duque de Caxias, o America enfrentará a Portuguesa – líder do Grupo A – nas semifinais, em dois jogos. O primeiro vai acontecer na quarta-feira (17), no Giulite Coutinho, em Mesquita, e o segundo no sábado (20) no Luso Brasileiro.
Na outra semi, Duque de Caxias e Americano serão os protagonistas. O alvinegro campista derrotou o Ceres por 3 a 0 no estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, em Bangu, e com o empate entre Sampaio Corrêa e Gonçalense (1 a 1) assegurou a segunda colocação do Grupo A – 14 pontos. O Cano se igualou ao Goytacaz em número de pontos, mas teve saldo de gols superior (5 contra 2).
>> O jogo – Mesmo já eliminado no Estadual, o Queimados abriu o placar aos 10 minutos, com Guilherme – que escorou o cruzamento vindo da ponta-direita, executado por Vitinho. Os rubros quase empataram dois minutos depois, após uma boa trama pela esquerda de ataque, entre Enric e Ramon. Após tabelar com o lateral, o volante foi travado pela defesa na hora do chute e a bola sobrou para Somália, que limpou dois marcadores e chutou forte. O chute seco bateu na rede, mas pelo lado de fora. O jogo era franco e o Queimados respondeu em jogada parecida com a do primeiro gol. Porém Fábio Braz, bem posicionado, salvou, em cima da linha, o que seria o segundo gol dos queimadenses. O jogo ficou morno por alguns minutos, com as duas equipes oscilando no domínio da partida. Além disso o estado do gramado prejudicava a atuação dos times, que erravam muitos passes. Mesmo assim o America seguia buscando o empate e quase conseguiu marcar em três lances. No primeiro deles, aos 25, após bate e rebate na área Léo Rocha tentou encobrir o goleiro, que defendeu em dois lances.
A segunda boa chance de empate aconteceu 12 minutos mais tarde, quando o mesmo Léo Rocha quase marcou em uma cobrança de falta frontal. Felipe desviou a bola para fora, à sua direita. A última oportunidade real de marcar do America na etapa foi de Fábio Braz. Como elemento surpresa o zagueiro apareceu dentro da área como um centroavante e escorou o cruzamento – vindo da esquerda – de Ramon. O gol só não saiu porque o goleiro do Queimados realizou um milagre, espalmando a bola, que entraria em seu canto direito.
Na segunda etapa o Queimadão subiu de produção e criou oito oportunidades, sendo que uma delas – o chute de Júnior, aos 18 minutos – carimbou o travessão. As outras sete foram defendidas pelo goleiro americano, Felipe. O arqueiro realizou sua melhor atuação na temporada e evitou que o Queimados conseguisse ampliar o placar. Por sua vez o America teve dois bons lances na etapa, sendo um com Marcelinho e outro com Jean.
Aos 31, Marcelinho tabelou com Paulo Pedra e tocou, com categoria, por cima de Felipe. Atento ao lance, o goleiro do Queimados se recuperou e espalmou para fora. Nove minutos depois Jean recebeu um ótimo passe em diagonal de Fábio Braz, dominou na intermediária direita, invadiu a área e finalizou forte, cruzado. O Felipe do Queimados voou em sua esquerda e espalmou para escanteio, evitando o empate americano.
FICHA TÉCNICA
QUEIMADOS 1 x 0 AMERICA
Data/Horário: 13/06/2015 – 15h
Local: Estádio Romário de Souza Faria, em Xerém
Árbitro: Daniel de Sousa Macedo.
Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza e Rafael Gomes Rosa.
Cartão amarelo: Luiz Filipe, Vitinho, Carlos Alberto e Welber (Que).
>> Queimados: Felipe; Patrick, Carlos Alberto, Vitinho, Allan e Wallace; Junior, Cabral (Luiz Filipe) e Marcelo; Guilherme (Juninho) e Welber (Adiel). Técnico: Ricardo Barreto.
>> America: Felipe; Muniz, Fábio Braz, Vagner Eugênio e Enric; Muniz, Darlan (Abedi), Ramon (Jean) e Léo Rocha; Marcelinho e Somália (Paulo Pedra). Técnico: Arturzinho.
>> Resultados/Nona rodada/Taça Corcovado/Sábado (13): Sampaio Corrêa 1 x 1 Gonçalense (Lourival Gomes de Almeida), Portuguesa 2 x 1 São Cristovão (Luso Brasileiro), Americano 3 x 0 Ceres (Guilherme da Silveira Filho), São João da Barra 1 x 1 Audax Rio (Manoel José Viana de Sá), Angra dos Reis 3 x 1 Olaria (Jair Toscano de Brito), Duque de Caxias 3 x 0 São Gonçalo FC (Alziro de Almeida), Queimados 1 x 0 America (Romário de Souza Faria) e Barcelona 3 x 0 Mangaratibense (WO).
>> Classificação/Taça Corcovado: Grupo A – 1º) Portuguesa, 20 pontos; 2º) Americano, 14 (saldo: 5); 3º) Goytacaz, 14 (saldo: 2); 4º) Gonçalense, 13; 5º) Sampaio Corrêa, 12; 6º) Ceres, 7; 7º) São Cristovão, 6 (vitórias: 2); 8º) São João da Barra, 6 (vitória: 1); 9º) Audax Rio, 5. Grupo B – 1º) Duque de Caxias, 20 pontos; 2º) America, 17; 3º) Olaria, 15 (vitórias: 5); 4º) Queimados, 15 (vitórias: 4); 5º) Angra dos Reis, 12; 6º) São Gonçalo FC, 10; 7º) Barra da Tijuca, 8; 8º) Barcelona, 4; 9º) Mangaratibense, 0.
>> Classificação/Geral: 1º) Portuguesa, 40 pontos; 2º) America, 33; 3º) Americano, 32; 4º) Duque de Caxias, 29; 5º) Gonçalense, 28 (saldo: 8); 6º) Goytacaz, 28 (saldo: 7); 7º) Olaria, 26 (vitórias: 8); 8º) Sampaio Corrêa, 26 (vitórias: 7 / saldo: 4 / gols pró: 23); 9º) Angra dos Reis, 26 (vitórias: 7 / saldo: 4 / gols pró: 19); 10º) Queimados, 25; 11º) São Cristovão, 19 (vitórias: 6); 12º) Audax Rio, 19 (vitórias: 5 / saldo: -2); 13º) São Gonçalo FC, 19 (vitórias: 5 / saldo: -8); 14º) Ceres, 18 (vitórias: 6); 15º) Barra da Tijuca, 18 (vitórias: 4); 16º) São João da Barra, 14; 17º) Barcelona, 9; 18º) Mangaratibense, 1.
Por Raffa Tamburini/Assessoria de Imprensa/AFC
Colaborou: Paulo Roberto Rodrigues/Redação/Papo Esportivo