Papo do Rei – com Reisinaldo Esteves – 17/07/2015

Esse é o América FC de outrora!

MecãoSubiuTorcida16072015Confesso que a maior “porrada” que levei na cara do futebol, escrevendo esta coluna, foi desconfiar da altivez do América Futebol Clube. Por outro lado, sei também que as minhas críticas e desconfianças mexeram com o brio dos atletas. Mas essa “porrada” (entre aspas) eu absorvo com azeite, parmesão ralado e tudo mais. Brilhante a reação americana neste triangular decisivo. Os corneteiros de plantão assim como eu, muito embora, crítico credenciado, tiveram a resposta que mereciam. Na verdade, nós comentaristas, “atingimos o orgasmo” da crítica no esporte, quando vemos que dentro dos campos, quadras e locais de práticas esportivas, vislumbramos exatamente o que vimos nesta quarta-feira em Édson Passos: a torcida rubra (foto) gritando ‘Sangueeeeee!!!’, na arquibancada  e guerreiros de ambos os lados no gramado. Até mesmo o time do Americano merece aplausos, pois justificou com brio a vitória do time do Sangue. É isso que queremos em todas as divisões do futebol e em todas as modalidades esportivas.

Não desanimem campistas!

Introduzi acima, exaltando o brio do time do Americano e reitero de forma especial aqui neste espaço. O Americano fez jus à condição de quinta força do Rio de Janeiro, que já ocupou em outros tempos. Não deu esse ano? Podem ter certeza que no ano que vem as coisas acontecerão de uma forma melhor. Logo o Americano que esteve prestes a ficar fora da competição e teve que engolir com humildade a gentileza de seu arquirrival campista, que cedeu o Arizãoo para o alvinegro mandar seus jogos. Parabéns Cano! Parabéns Goytacaz! Parabéns povo desportista de Campos!

Lusa e América na Elite em 2016

Minhas previsões é de que seria um clube da Capital e outro do interior. Mas, desta feita, mais uma vez, com prazer e alegria, meu palpite foi de água a baixo. Portuguesa e América dois ícones do nosso futebol retornam à elite com méritos e quem ganha com isso são Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Que na verdade, deveriam valorizar mais os coadjuvantes do Cariocão. De nada adiantaria um estadual sem os guerreiros do segundo pelotão. Como eu sempre digo: “Nenhum ator-protagonista consegue mostrar sua luz própria, sem que os coadjuvantes encham o local ou o palco onde estão com luz e brilho”. Assim também é no futebol. Que venha o Cariocão 2016!

Tá tudo muito bem… Tá tudo muito bom, mas…

Tem gente aí comemorando e fazendo festa demasiada. Não podemos com esse “surto maravilhoso” da Série B do Rio de Janeiro achar que as coisas chegaram ao ápice. Coleguinhas de imprensa andam exagerando nas manchetes e nas reportagens. Atletas viraram craques da noite para o dia, mas as coisas não são bem assim. O futebol brasileiro, em especial o do Rio de Janeiro, está nivelado por baixo, abaixo do abaixo. Não se iludam! Um exemplo são as pífias participações dos cariocas no Brasileirão e a eliminação do Botafogo da Copa do Brasil, tomando gol de letra do Figueirense, aos 46 minutos da etapa final. Menos galera! Menos!

Parcialmente definida a Copa Rio 2015

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou a tabela e os Grupos da Copa Rio deste ano, que começará no dia 26 de agosto. Dezoito clubes já confirmaram presença, faltando definir ainda mais duas vagas. As chaves da competição ficaram divididas assim: Grupo A: Gonçalense, Friburguense, Bangu, Resende e 3B. Grupo B: Barra Mansa, Boavista, Volta Redonda, Audax Rio e Duque Caxiense. Grupo C: America, Barcelona, Macaé Esporte, Madureira e 4B. Grupo D: Cabofriense, Tigres, Nova Iguaçu, Bonsucesso e Portuguesa Carioca. Maiores detalhes no link: http://fferj.com.br/Noticias/View/10675

Programação do ICF da Ferj para o restante do mês

O Instituto de Ciências do Futebol (ICF), órgão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, anunciou suas próximas atividades.

>> 22/07/2015 – Julgamento Simulado: Artigo 133 do RGC/FERJ: “Lei da Mordaça” x Liberdade de Expressão. Procurador – Dr. Álvaro Luiz Carvalho Moreira (Desembargador do TRT da 1ª Região). Advogado de Defesa – Dr. Felipe Bevilacqua (Auditor do STJD do Futebol, Membro da Comissão de Direito Desportivo e Eventos Esportivos da OAB/RJ). Jurados – Todos os membros do plenário. Presidente – Dr. Sandro de Abreu Trindade (Especialista em Direito do Trabalho, Especialista em Direito Desportivo, Membro da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Mestrado em Direito Desportivo e Procurador Geral Jurídico Desportivo da FERJ).

>> 29/07/2015 – Conflitos: Direito Trabalhista x Direito Desportivo. Legislação – Dr. Ricardo Miguel (Magistrado Titular da 13ª Vara do Trabalho do TRT da 1ª Região, Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo). Casos Emblemáticos – Dra. Luciana Lopes da Costa (Especialista em Direito Desportivo e Membro da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo). Moderador: Dr. Marcelo Jucá (Especialista em Direito Desportivo, Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo, Vice-Presidente do TJD do Futebol do RJ, Presidente da Comissão de Direito Desportivo e Eventos Esportivos da OAB/RJ). As plenárias acontecerão na sede da Federação, sempre às 19h. As inscrições são grátis e podem ser feitas diariamente das 13h às 18h, pelos telefones: (21) 25696551 e 25695022, ou ainda pelo email: icf@fferj.com.br. Esses tipos de eventos são importantíssimos para advogados, profissionais da área e até mesmo nós jornalistas.

Twitando

* Burrice homérica I essa história de jogadores ícones não poderem disputar jogos contra seus ex-clubes. Fato aconteceu entre Flamengo e Corinthians. Resultado: o público ficou privado de assistir craques em campo e o Flamengo levou uma piaba do Coringão. Não admito isso! Aliás, isso deveria ser proibido nas normas do desporto!

* Burrice homérica II o Botafogo demitir o Renê Simões, que acertou o medíocre grupo botafoguense e vinha fazendo uma excelente campanha na Série B.

* Duro de se ver Flamengo x Náutico, na noite na última quarta-feira. Apesar do resultado, um futebol medíocre e completamente aquém tanto do clube mais querido do Brasil quanto do Timbú. Resultado: desliguei a televisão e fui dormir.

* Não gostei da estreia do Resende na Série D. Empate com o Operário, campeão paranaense de 2015, em pleno Estádio do Trabalhador. Técnico Alfredo Sampaio precisa conversar com os atletas. Jogando em casa é inadmissível perda de pontos.

* É isso aí galera! Por hoje fechamos a conta. Sexta-feira estaremos de volta. Fiquem conosco!!!!

Por Reisinaldo Esteves

One Comments

  1. Parabens, um bom jornalista é aquele que tem a ombridade de reconhecer erros de previsões . Eu como Banguense acreditei que Americano subiria com a Lusa . Mas o bem fregués ( mequinha ) voltou . O Bangu começa o estadual com três pontos certos. Um abraço amigos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *