Papo do Rei – com Reisinaldo Esteves – 7 a 14/08/2015

O que o Gerson tem de excepcional?

Gerson Flu 2015Ele não é o famoso “Canhotinha de Ouro”. Me pergunto: O que esse menino Gerson (foto), revelado pelo Fluminense tem de excepcional para fechar um contrato milionário com a Roma da Itália? Só pode ser jogada empresarial como acontece com muitos. Aliás, eu não devo entender de futebol ou então já inventaram o “Videoshop”, versão movimentada do Fotoshop, para produzirem vídeos de atletas que se revelam verdadeiros talentos tecnologicamente modificados por computadores. O menino é bom, tem talento, mas não é nenhuma “Brastemp”, como dizíamos outrora. Além disso, no Brasil, não existem jogadores excepcionais a ponto de merecerem oportunidades desse tipo. Sinceramente, existe algo sinistro por trás de todas essas transações precoces de jogadores de futebol para a Europa e o Exterior.

Que festa pela aposentadoria do Têti, hein!

Quem foi o Têti para que se comemorasse tanto a aposentadoria desse atleta? Com todo respeito, jogou pelo meu Botafogo e sequer um jogador mediano ele chegou a ser. O futebol brasileiro está mesmo nivelado por baixo. Tudo bem que o Têti foi profissional, teve uma carreira de 0 a 10, com nota 5, ou seja, atingiu o mínimo. E só isso. Deus seja louvado pela sua vida! Mas, vamos ser coerentes. Com 38 anos o Têti tem mais é que correr atrás do prejuízo, buscar uma profissão afim, pois até os 65 anos de idade, são quase 50% de seu tempo de vida e ele não conquistou nada ainda. Comemorar aposentadoria no futebol? Fala sério! Os valores estão invertidos. Eu labuto há trinta anos na advocacia, há quase quarenta no jornalismo e me sinto um aprendiz ainda. Muito embora, eu já esteja diminuindo minha carga de trabalho e esteja longe de me aposentar e comemorar algo.

Clima de decisão nas divisões de base

O Papo Esportivo vem dando ênfase às diversas fases decisivas das divisões de base do Rio de Janeiro e não poderia ser diferente. Paulo Roberto Rodrigues, o repórter que mais prestigia as categorias de base e chefe de reportagem de nosso site, que também é o maior órgão de comunicação na área de futebol de base do Brasil (diga-se de passagem), vem dando um show de cobertura nessas categorias. Parabéns ao Paulão; parabéns ao Jota (nosso editor chefe). Não deixem de acompanhar e sugerir à garotada às nossas páginas aqui na rede como noticiador dos fatos das divisões de base do Rio de Janeiro. Todas elas possuem matérias exclusivas aqui no PE.

Campeonato Municipal de Futebol Amador Adulto

Depois de uma parada de quase doze anos, a cidade de São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Rio de Janeiro volta a realizar o Campeonato Municipal de Futebol Adulto, não pela LRD (Liga Riopretana de Desportos), que continua com problemas burocráticos e entregue às mãos de políticos que não largam o osso, assim como fazem os cães. A grande verdade é que através de uma ação especialíssima do Secretário Municipal de Esportes João Carlos Rabello, desportista nato e do Esporte Clube Rio Preto, clube amador de histórias no futebol petropolitano e na Região Serrana, o Campeonato Municipal de Futebol acontecerá a partir deste mês até o final do ano com sete agremiações, dois turnos e duas Taças intermediárias (Taça São José e Taça Rio Preto), nos moldes do atual campeonato estadual. Eu estarei na latinha das principais partidas, pelas ondas da Rádio Ativa, muito embora, já não quisesse mais fazer esse tipo de jornalismo. Aceitei o encargo, porque vejo no futebol amador muito mais garra e mais espírito esportivo do que no cobiçado futebol profi$$ional!

A Primeira Estrela

Recebi pessoalmente do meu amigo Paschoal Filho o convite para o lançamento do livro “A Primeira Estrela”, de Marcelo Rosenthal e Aldizio Barbosa, que acontecerá hoje (07/08), à partir das 17h até às 20h na Livraria Travessa da Rua Sete de Setembro, no Centro do Rio de Janeiro e editado pela Maquinária Editora. O texto da quarta capa é assinado por Orlando Stiebler. A obra é uma viagem aos tempos em que o futebol brasileiro encantava verdadeiramente. Vale a pena conferir, até porque, ninguém depois poderá dizer que eu sou saudosista quando escrevo minhas “besteiras” aqui no Papo do Rei. Meu carinho ao Paschoal e aos autores do livro, mas, infelizmente, em razão da minha agenda diária, não poderei estar presente. Fica aqui meu agradecimento pelo convite.

Twitando

* Nada pessoal contra o Têti e nada contra o Gerson. Aliás, o respeito ao profissional é uma marca de meu trabalho. Mas, tem gente estranha ao quadrado, querendo aparecer e tirar proveito do futebol desses dois meninos. Um no final de carreira e outro no início. Faça-me o favor né?

* Semana corrida esta, como todas, ultimamente. Infelizmente não poderei estar no lançamento do livro “A Primeira Estrela”. Quem for, pode fazer o registro e me representar, pois, tenho acompanhado o trabalho da Maquinária Editora e ela proporciona verdadeiras obras literárias sobre o nosso futebol.

* Como já adiantei, o campeonato municipal de futebol adulto voltará aos campos em São José. É claro que neste primeiro momento teremos um mistão entre veteranos (velhos conhecidos) e garotos da base que estão surgindo. A vacância de quase 12 anos emperrou o futebol da “Cidade das Águas de Março!”

* Um abraço ao meu amigo Gilson Francisco Borsato, profissionalmente conhecido como Gilson Ricardo, integrante do grupo 4G, agora na Rádio Tupi e que deu um show comentando também o esquema de corrupção no Brasil, durante uma participação no Programa Aroldo de Andrade de 9 ao meio dia, na melhor emissora de rádio do Rio de Janeiro.

* É isso aí galera, no corre-corre da semana vamos fechando a conta por hoje. Meu carinho, abraço e beijo fraterno a todos e até a próxima sexta.

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *