Vamos refletir: o Brasil continua com futebol medíocre
Mais medíocre do que o time do EUA, onde a verdadeira estrela está no banco de reservas (Klinsman), é o time do Brasil que tanto dentro das quatro linhas, quanto fora delas, apresenta um futebol ridículo de ser assistido. Como eu sempre digo: “Só assistimos por força do ofício.” Temo, pelo fiasco nas Eliminatórias. Assim como disse que os clubes do Rio de Janeiro não tinham times para disputar o Brasileirão, sem medo algum, posso afirmar que a Seleção Brasileira com essas “vedetes” em campo tem 90% de chances de protagonizar um vexame. Oxalá eu esteja mexendo com os brios dos atletas, como fiz aqui em relação ao América, por ocasião da Série B do Rio de Janeiro. Quem viver verá!
CBF é marca exclusiva das Organizações Globo
Continuando nosso processo de reflexão: não é possível que só eu vejo e/ou pelo menos tenho coragem de denunciar esse monopólio das Organizações Globo sobre a marca CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e, da Seleção Nacional do Brasil como um todo. Até a vinheta: Brasil, gravada pelo saudoso Édmo Zarife comprova que a Globo se apropriou indevidamente da Seleção Brasileira em todos os termos. E digo mais: apropriou-se sim! Pois, não me venham dizer que ela detém direitos exclusivos de transmissão não, pois, só adentra as repartições restritas da Seleção Brasileira e, a sua “laranja” Bandeirantes, que aceitou ser rufião, para não caracterizar o cartel que eu estou denunciando. Isso é um absurdo e ninguém fala nada! Aliás, de mansinho as Organizações Globo está se apropriando de muitas coisas públicas, que as autoridades por medo e por rabo preso não fazem nada. Na ABERT, por exemplo, a Globo divide com a Record (claro, esta com minoria total), todo o corpo administrativo da entidade. Até quando isso vai durar?
Torcedor Brasileiro percebe manipulação global
Para finalizar esse capítulo horrendo do nosso futebol, os verdadeiros torcedores; àqueles que não saiam das arquibancadas e lotavam os estádios já perceberam que “levaram uma bola nas costas” e que estão enchendo a empada da Globo de azeitonas, pouco a pouco estão deixando os estádios. Já perceberam que o futebol brasileiro está virando enlatado padronizado da “vênus platinada”. Assim como as medíocres novelas que estão retratando as favelas sob o nome de COMUNIDADES, com o intuito de ganhar a simpatia dos que nesses bolsões de pobreza financeira e riqueza cultural, residem. É outra estratégia para a guerra da audiência. E eu pergunto: o que a Globo tem feito para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro, a não ser QUERER ESSE MESMO POVO SENTADINHO COMO SOLDADINHO DE CHUMBO diante de suas telas e afiliadas? Nada! Completamente nada! Graças a Deus que os telespectadores, pouco a pouco estão percebendo esse esquema de manipulação e estão migrando para a infantil programação do SBT e o misto de religiosidade e aventura da Record. Menos mal assim!
Parabéns “Quero-Quero” de Nilópolis!
Nesta semana um clube da Baixada Fluminense que eu sempre gostei muito completou setenta e seis anos. Estou falando do Nova Cidade, lá da terra da Beija Flor (Nilópolis). Nosso editor-chefe, Jota Carvalho, com sua sabedoria de sempre, numa matéria especial destaca de forma detalhada as comemorações e eu quero me associar a ele nesta homenagem. Confiram o link: http://papoesportivo.com/wp/?p=3204.
Twitando
* Neste domingo estarei no Valverdão ao lado de Fábio Guerra, Luis Antônio Martins e Maurício Passos com mais uma grande partida da Copa Municipal de Futebol Adulto da Primeira Divisão, organizado pela SETEL (Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer de São José do Vale do Rio Preto).
* A Copa Rio está a todo vapor. Confesso que só tenho acompanhado tópicos, em razão das inúmeras atividades que tenho desenvolvido. Ademais, a situação do Vasco na Série A e do Botafogo e Macaé, na Série B, têm sido minhas prioridades. Querendo ou não, sendo torcedor deste ou daquele, a grande realidade é que queremos todos os clubes do Rio de Janeiro fortes.
* Ao mesmo tempo, nossas atenções são divididas com o Resende, Volta Redonda, Madureira e Duque de Caxias na Série D do Brasileirão. De sorte que, em razão disso, infelizmente não estamos com tempo de acompanhar mais intensamente a competição estadual, que fica a cargo de Paulo Roberto Rodrígues e Jota Carvalho na editoria de notícias e geral.
* Quero mandar um abraço muito grande ao meu companheiro de bancada de outrora, Ricardo Moreira, hoje brilhando nas ondas da Super Rádio Tupi, ao lado de feras e da Seleção Brasileira do rádio esportivo do Brasil. Todo sucesso a você Ricardo. Você tem talento e um dia eu disse que sua estrela iria brilhar no mais alto dos céus da crônica esportiva. Está aí! Sucesso conquistado com talento e mérito.
* Chega ser cômico para não dizer trágico a Rede Globo desfilando em horário nobre o futebolzinho da Seleção dirigida pelo Dunga. Eu só assisto por dever de ofício como já afirmei aqui. Ninguém merece!
* No último dia 7, na localidade de Piabetá, na Baixada Fluminense, eu e mais 170 companheiros jovens dos anos 70 e 80, celebramos os 30 anos do auge do Movimento Shalom na Diocese de Petrópolis, que envolve as cidades de Magé, Guapimirim, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, parte de Três Rios e de Paraíba do Sul, além da Cidade Imperial. Uma festa maravilhosa que eu quero registrar publicamente aqui meus agradecimentos aos anfitriões de Piabetá e ao padre italiano Giorgio Facchin, que por 28 anos trabalhou conosco naquela época e que veio da cidade de Pádua na Itália, exclusivamente para o reencontro com seus velhos amigos e discípulos.
>> É isso aí galera. Minha semana em razão do feriado foi meio tumultuada no trabalho e o resultado é esse que estou partilhando com vocês. Um beijo fraterno a todos e até a próxima semana se Deus quiser!
Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………