Papo do Rei – Tigres é ou será Corinthians? – 09 a 16/10/2015

Tigres do Rio agora é Corinthians Paulista?

Tigres do Brasil Posado 2015A notícia ainda não é oficial, pelo menos, ainda não tive acesso à informações que dão conta da veracidade desta informação, mas a globalização do futebol também está aí. Além dos clubes europeus que invadem o mundo e fazem torcedores por todos os cantos do planeta, desta feita é o Corinthians Paulista que quer virar também Corinthians Carioca, ou fluminense, pois o Tigres do Brasil (Foto: Diego Zurita/Super Gol) localiza-se em terras fluminenses, mais precisamente em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Portanto, fora da Cidade do Rio de Janeiro. Como aqui no estado, notícias oficiais hoje deixam de sê-lo amanhã, vamos aguardar para ver a procedência da informação.

Por que parar? Parar por que?

O futebol profissional da chamada elite brasileira está parado por 10 dias. Não sei por qual motivo, muito embora, oficialmente seja em virtude da participação da Seleção CBF nas Eliminatórias da Copa Fifa 2018. Mas, o meu questionamento continua sendo o mesmo. Para que parar e/ou por que parar? Para atender calendários da televisão é o único motivo justificável, pois antigamente, a maioria dos jogadores atuavam no Brasil, eram convocados, se apresentavam atuavam pela Seleção Brasileira e nenhum campeonato parava por causa disso. Os clubes mantinham elenco capaz de suprir as faltas e as lacunas deixadas pelos craques convocados. Atualmente, além de poucos jogadores atuarem no país, nenhum deles fazem falta nos seus clubes. Pelo menos essa é a minha opinião.

E o Kaká? Deveria ter senso de ridículo e pedir para não mais ser convocado

Todos sabem que o Kaká não está jogando dez por cento de seu futebol no auge. Convocá-lo, mais do que premiá-lo é humilhá-lo. O Dunga que não entende nada de comando fora das quatro linhas deveria ter bom sendo e não convocá-lo. Por sua vez, Kaká já deveria ter chamado o corpo técnico da CBF e deixado claro: não me convoquem mais, pois eu não vou aceitar mais atuar pela Seleção. O pior é que estamos a menos de um ano das Olimpíadas e o “treineiro” da CBF não tem um time base para atuar na competição que vale o título inédito para o Brasil.

Árbitro desobedece a FIFA e presta serviço à televisão

Está na cara que aquele “indivíduo incompetente” que apitou Palmeiras x Chapecoense não está nem aí para sua carreira de arbitragem. Mediante qualquer vantagem, sabe Deus qual é, a serviço da televisão, que quer cada vez mais, intervir no futebol, usou daqueles dois momentos para dar importância à tecnologia e mostrar que não seria nada ridículo um árbitro voltar atrás em sua atitude. Sem contar que ele entrará para a história, sem precisar de melancia no pescoço não é verdade? Não tem outra explicação plausível para tamanha imbecilidade. Eu continuo dizendo: a cada dia que passa mais me envergonho do futebol brasileiro e pelo mundo a fora. O pior é que até em certames amadores somos obrigados a ver o que não gostaríamos e ter que ficar quietos, para que o prejuízo não seja maior ainda. Para quem sabe ler um pingo é letra!

O último que sair apaga a luz

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro realizou na semana que passou a festa de entrega aos prêmios dos melhores do futebol amador da Capital. Nada contra o futebol amador da Capital, muito pelo contrário, é uma honra a Federação Estadual prestigiar o certame amador central, ainda que em prejuízo das competições das Ligas do Interior. O grande problema é que as coisas estão se estreitando para a Federação a ponto de ela não ter mais o que fazer profissionalmente, durante um terço da temporada, se levarmos em conta que o calendário de 2016 só começa oficialmente em 1º de fevereiro. Ou seja, já, já aquela tônica popular vai imperar na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro: “o último que sair apaga a luz!”

Até que ponto vale a pena prestigiar o nosso futebol?

Se o leitor se lembra bem de nossos últimos papos aqui, não faltaram lamentações e notícias desagradáveis. Esta semana, além das lamentações e das articulações desagradáveis eu adentro a um novo estilo de escrita. O questionamento. Será que vale a pena a gente continuar prestigiando o futebol do Rio e do Brasil? Será que vale a pena ficar dando murros em ponto de facas, como popularmente se diz por aí? Sinceramente eu fico com pena dos chamados fanáticos, que chegam a chorar, viajar, dormir em rodoviárias e/ou aeroportos (alguns mais avantajados financeiramente fazem isso), enfim. Será que vale a pena tudo isso?

Twitando

* Beijão para minha nora Mariana Breder Cavalcanti Samagaio, que nesta sexta-feira comemora mais uma primavera. O bocão será num importante local da Ilha do Governador e eu estarei lá abraçando a minha filhota que por vontade de Deus assim se tornou Parabéns à Mariana!

* Quem estreou na latinha bonito no último domingo, aqui em São José do Vale do Rio Preto, foi o “locutor brilhantina” do Rádio FM do interior do Estado, Luiz Antônio Martins. O cara assumiu com personalidade, competência, criatividade e sem faltar a alegria, que aliás, já é um chavão do seu programa musical pelas manhãs de domingo na Ativa Rio FM Web. Parabéns ao companheiro!

* Sumidos: meus amigos, André Luiz Pereira Nunes, Maria Pimenta e Fabinho Oliva Menezes. Saudades dessa galera que mora no meu coração. Sucesso a todos eles.

* Já embromei bastante esta semana. Sinceramente escrevi minha coluna por dever de ofício. Não porque não tivesse notícia, é que não se tem notícia interessante e construtiva do nosso futebol. É lamentável, mas essa é a triste realidade do futebol do Rio de Janeiro. Já, já estaremos vivendo de história e, aí, o “expert” nessa editoria é o meu amigo André Luiz Pereira Nunes, que não está mais conosco.

>> É isso aí, por hoje eu fecho a conta e sequer tenho saideira. Até a próxima semana se Deus quiser.

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *