Papo do Rei – Você quer ser árbitro? – 12 a 19/02/2016

Arbitragem: oportunidade profissional para jovens

Curso Árbitro 2016A arbitragem de futebol vem sendo uma opção muito boa para os profissionais de Educação Física, novos policiais militares, bombeiros e jovens que assim o desejar. Por isso, preocupado com oportunidade de trabalho eu sempre gosto de noticiar aqui os cursos profissionalizantes e oficiais de árbitros da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. E a direção da Escola de Árbitros de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, ligados à Federação, está com inscrições abertas aos interessados em participar da turma de 2016. O curso é dirigido a ambos os sexos e até mesmo à diversidade de gêneros. A idade mínima é de 17 anos e, os profissionais acima mencionados possuem descontos promocionais. O curso começa agora em fevereiro e as informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2254 3920. Vale a pena conferir.

 

Coleguinhas, atentos!

A ACERJ informa que as carteiras de 2015 serão aceitas até o dia 21 de fevereiro de 2016, quinta rodada do Campeonato Carioca. Após esse prazo quem não renovou a anuidade não poderá entrar nos estádios para a cobertura dos jogos. Para solicitar a renovação é preciso enviar um e-mail para credenciamento@acerj.com.br com nome completo, carta do veículo em papel timbrado datada em 2016 e comprovando o vínculo com a empresa e o número da matrícula da Associação. Quem ainda não é sócio precisa preencher a ficha de adesão e levar, junto a cópia do registro profissional, uma foto 3×4 e a carta da empresa, na sede da ACERJ para ser analisada. Eu já renovei às minhas. Lembrando que este ano, além do PAPO DO REI aqui, estarei atuando na Rádio Jornal AM 1560KHz da Zona da Mata de Minas e na Rádio Ativa Rio FM Web, em 104,9Mhz e www.ativafm.com.

Árbitros continuam acéfalos ao interpretar a regra da mão

Muito embora há uma semana tivéssemos noticiado a palestra da Comissão de arbitragem acerca da interpretação do que realmente É OU NÃO É MÃO, o que, por vias de regras, constitui infração no futebol, os árbitros cariocas são os primeiros a fazer confusão acerca da interpretação correta da regra. Só na rodada deste meio de semana eu presenciei duas situações desse tipo. Isso nos jogos que eu assisti. É bom que se diga: se a bola toca involuntariamente na mão ou no braço do atleta, não há inflação, a menos que haja voluntariedade do jogador, ou que ele abra o compasso do braço, aumentando as dimensões do corpo, prejudicando a sequência da pelota. Na cara, no rosto, no saco escrotal, no peito, na boca do estômago, de forma involuntária não constitui infração nem fora nem dentro da área. Por que dizer isso? Porque tem árbitros que interpretam a regra de forma diversa, fora e dentro da área. Pelo amor de Deus!

Cariocão com cara de Torneio Início

Há quem diga ser contra o extermínio dos campeonatos estaduais. Eu porém vos afirmo que eles já foram extintos há muito. Essa competição bagaço que a Federação de Futebol está organizando só para tirar uns caraminguados da televisão não passa de um “aquecimento” que em outrora ocorria nos chamados “Bye Bye Brasil e Mundo” e, agora, ocorrem no desprestigiado Campeonato Carioca. O jogo do Flamengo com a Portuguesa na quarta-feira última estava tão ruim que eu dormi com o televisor ligado.

Se a Série A está esse bagaço, imaginem o que vem por aí…

Eu fico aqui pensando com os meus botões, como diziam os antigos: se a Série A do Estadual está esse bagaço que a gente tem acompanhado, imaginem às Séries B e C que vem por aí. O pior de tudo é que eu corroboro minha linha de raciocínio com um revés que foi objeto do nosso papo da semana passada. As Prefeituras e os Municípios não podem pela Lei de Responsabilidade Fiscal subvencionar mais nenhuma instituição privada e sobretudo, o Futebol Profissional. Como e onde captarão recursos os clubes de médio investimentos? Temo pelo fim do futebol profissional futuramente no Brasil. Para se ter uma ideia, na Europa, no Velho Continente, vários clubes estão encerrando suas atividades por falta de recursos. Imaginem aqui no Brasil?

Twitando

* Seis dias parados! Assim foi o carnaval de “merda” que aconteceu no Brasil este ano. Nem mesmo as três grandes praças: Rio, Salvador e Recife tiveram o retorno que esperavam. Imaginem você, com essa crise, o restante do Brasil!

* Em algumas cidades o carnaval foi tão desprezado que até os padres e pastores dispensaram os retiros em fazendas e acampamentos, com o intuito de tirar os jovens e fiéis da festa da carne. Há que ponto chegamos!!!

* Neste domingo estarei transmitindo o “clássico dos milhões nos cofres da Globo”. Sim, porque milhões de reais entre Vasco e Flamengo em São Januário só nos cofres da vênus platinada que manda em tudo…

* O Cariocão de Futebol já está no CTI. Só faltam desligar os aparelhos. Nunca vi uma competição tão medíocre como essa. Que saudades daqueles tempos de Maracanã às 17h lotado e, da alegria de esperar por uma semana para ver o Canal 100 nos cinemas do Estado.

* Por falar em Canal 100, a Globo fica aí tirando onda com suas tomadas e detalhes tecnológicos atuais, em película, o Canal 100 fazia dez vezes melhor.

* Aliás, num País em que nada se cria e tudo se copia, o “know how” das emissoras de televisão de hoje é inspirado no Canal 100 de outrora.

* Para finalizar, o que adianta fórum, palestra, workshop e tudo mais se os próprios árbitros são “cabeças duras” e não conseguem captar a mensagem central da palestra feita pela Comissão de Arbitragem da Federação?… Eu como jornalista aprendi a lição, mas os “gandulas privilegiados” (como dizia o titio Mario Vianna), não aprenderam. Lamentável!

* É isso galera! Quando o torresmo tá duro não adianta forçarmos os dentes. Deste toucinho foi o que eu consegui aproveitar. Por hoje é isso e na sexta próxima aqui estaremos novamente. Um beijo fraterno em todos e a mensagem do Retiro Quaresmal: “Convertei-vos e credes no Evangelho de Jesus!”. Amém!!!

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
Foto: BFR/Divulgação

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *