Iguaçuano quer o pódio no Estadual de Jiu-Jitsu

Tiago Sagat, 31, é mais um dos talentos do tatame revelado pelo jiu-jitsu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

“Nossa equipe, a Rilion Grace, é de altíssimo nível e está em ponto de bala”, garante Tiago Sagat (Foto: Divulgação)

“Nossa equipe, a Rilion Grace, é de altíssimo nível e está em ponto de bala”, garante Tiago Sagat (Foto: Divulgação)

O atleta da categoria médio (79kg a 82kg) conta nesta entrevista ao PAPO ESPORTIVO, que vive a expectativa do primeiro evento estadual e não pensa em outra coisa a não ser estar no pódio após a competição que vai acontecer no Ginásio Municipal Metodista de Queimados, dia 19 deste mês, a partir das 8h.  O Metodista fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº,  bairro Pacaembu.
Tiago Sagat é um dos destaques da ‘Equipe Rilion Grace’, academia iguaçuana que fica no bairro Rancho Novo, comandada pelo professor e mestre, Luciano Monsores.
“Estou me preparando para entrar bem no tatame e subir lá. Bronze, prata, ouro, não importa, o importante para qualquer competidor é estar no pódio. Mas se for o campeão da minha categoria, a alegria será completa, né?”, diz sorrindo o faixa roxa, que começou a praticar esportes como goleiro no Parque Flora Futebol Clube (2000/2001), time que homenageia o sub-bairro onde mora com a família, até hoje, e fundado pelo empresário Juarez Pereira.
Além do foco individual, Tiago informa que sua academia vem se preparando para fazer bonito na competição. “Nossa equipe, a Rilion Grace, é de altíssimo nível e está em ponto de bala”, garante.
Sagat conta que sempre admirou o jiu-jitsu e acompanhou competições da modalidade durante anos, até 2009, quando descobriu que um colega de trabalho, Carlos Bueno, era professor da modalidade e passou a treinar em sua academia, em Austin. Há dois anos ele ingressou na Associação Liju, no Parque Flora, na qual teve aulas com o professor Adenis Ades, e, em 2015, aterrissou na Rilion Grace, de Luciano Monsores. “Deixo a cada um deles a gratidão pela minha formação e desenvolvimento no jiu-jitsu, até agora. Além de mestres, são meus amigos”, afirmou Tiago.
No ano passado, competindo pela Rilion Grace, Sagat conquistou duas medalhas de ouro (Copa Iguaçuana e Copa Revanche, ambas em Nova Iguaçu); uma de prata no Campeonato de Combat, também em Nova Iguaçu, e uma de bronze no Caxias Open. A primeira medalha em competições oficiais foi o bronze na Copa Iguaçuana, em 2014.

Contusão, cirurgia e vitória fora dos tatames

Antes da medalha que abriu a série de conquistas até este ano, em 2013, Tiago Sagat se contundiu seriamente na preparação para o estadual e precisou ser operado de uma hérnia inguinal no Hospital da Posse. Durante inspeção de rotina na enfermaria o médico de plantão afirmou que ele não poderia mais praticar esporte de alto rendimento. Inconformado em ver seu sonho prestes a ruir, Sagat insistiu, colocou a vontade acima de tudo e conseguiu vencer o medo de não continuar praticando a modalidade que ama. “O incentivo e apoio da família, minha mãe Edilena e minha esposa Helena, foram fundamentais na retomada da carreira naquele momento de incertezas”, ressalta.
“Eu e o médico cirurgião-geral que me operou, Dr. Cristian, nos tornamos amigos. Conversamos bastante, informo sobre as competições que participo, levo as medalhas para ele ver e ele fica contente. Sempre tem uma palavra de apoio, o que me deixa bastante motivado. Sobre a opinião de outros colegas seus em relação ao ‘meu afastamento da prática do jiu-jitsu’, ele sempre diz que depende do atleta. O meu caso foi de superação mesmo, posso afirmar, e dou graças a Deus por essa vitória fora dos tatames”, acrescenta.
Para fechar a conversa com a reportagem do PAPO ESPORTIVO, Tiago Sagat deixa a seguinte frase: “A boa educação é como uma moeda de ouro. Tem valor em todos os lugares”.

 

Por: Jota Carvalho/Editor do PAPO ESPORTIVO
jota.carvalho@gmail.com

Foto/Topo: Jaílza Ribeiro/Divulgação

One Comments

  1. Reply Post By Adriana

    Esse luta mesmo Deus e com o ele é um vencedor vai longe com certeza o.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *