Papo do Rei – Dunga deveria mudar de profissão – 10 a 17/06/2016

Safra ruim de atletas no Brasil

Dunga Técnico 2016Com todo respeito aos jogadores da Seleção Brasileira, fora o Wiliam, os demais não são jogadores dignos de vestir a amarelinha do Brasil. Fiz o sacrifício de assistir ao jogo contra o Haiti, na quarta-feira última, e, apesar do resultado, não gostei do que vi. O time não tem uma cara; não possui esquema tático; jogadas ensaiadas e por aí vai. O Dunga deveria tomar uma dose de “semancol” e tentar outra carreira que não a de treinador. É óbvio que não temos tantas opções assim de craques, mas o Rodnei do Flamengo, o Nenê e o Andrezinho do Vasco, poderiam muito bem estar nesse time. Sem contar o Paulo Henrique Ganso, que mesmo não estando no melhor de sua forma, é muito mais criativo do que essa mulambada que lá está. Outro que merecia uma chance: Jean do Palmeiras, ex-São Paulo e Fluminense. No gol Fernando Prass e o Fábio, goleiro do Cruzeiro, é o que temos de melhor, já que Jeferson se recupera de uma intervenção cirúrgica.

Padrão Fifa até quando?

Domingo estive em Brasília para a transmissão de Flamengo x Palmeiras. Presenciei “in loco” a selvageria de alguns torcedores paulistas contra os torcedores cariocas. Pior que isso, quem pagou o pato foi o Estádio Nacional de Brasília, interditado esta semana. Ora, que culpa tem o estádio se ele não fala, não briga e nem torce? Os verdadeiros culpados são aqueles que em nome do padrão Fifa querem impor aos torcedores brasileiros, de cultura diferente da européia, torcerem juntos no mesmo espaço. Ainda mais, sendo a torcida do Palmeiras, uma das mais violentas e encrenqueiras do Brasil. É óbvio que aqui no Brasil, os torcedores não podem ocupar os mesmos espaços. Cultura não se impõe; ela vai enraizando no seio da sociedade pouco a pouco. Que isso sirva de exemplo para outros jogos.

Por falar em Brasília e no Flamengo…

O time rubro-negro jogou muito mal no último domingo. Falhas constantes da defesa e da proteção do meio campo foram observadas tanto por mim, quanto pelos meus colegas que acompanharam a partida. Imaginem só, se o nível do Brasileirão 2016 está um bagaço e com o time que tem o Flamengo brigará pelas posições intermediárias, isso só tem um significado: o Mengão, que é time de ponta, precisa se reforçar e muito.

Bagaço também está o Botafogo

Se o Brasileirão 2016 está um bagaço e o Flamengo no máximo, terá condições de brigar por posições intermediárias, imaginem vocês o Botafogo. Na lanterna da competição sequer terá condições de brigar para sair dali, se não reforçar seu elenco imediatamente. Não será por falta de aviso.

Bagaço também a Copa América do Centenário

Já que estamos na “gíria” do bagaço, bagaço também está a Copa América do Centenário que está sendo disputada nos Estados Unidos. Já falei do Brasil e de um de seus adversários, mas nem mesmo a Argentina e o Chile, último campeão da competição estão mostrando futebol convincentes. Na mesma seara, Colômbia, Uruguai e Paraguai não apresentam nada de excepcional.

Mudando de assunto

O Sub-20 do Fluminense vai muito bem obrigado no campeonato brasileiro da categoria. Aliás, seu aproveitamento até então é de 100%, segundo informações de nosso editor de reportagens Paulo Roberto Rodrigues. Uma coisa ninguém pode negar: o Fluminense é um celeiro de novos e grandes atletas. Confira as notícias do futebol de base e de acesso em nossa página aqui no Papo Esportivo.

Olimpíada à vista

Estamos a menos de dois meses das Olimpíadas do Rio de Janeiro e a cidade ainda não está dotada de infraestrutura capaz de garantir a segurança de delegações, atletas e turistas. O pior é que a politicagem de cima para baixo ainda está dificultando ainda mais o andamento das obras. Até o prefeito do Rio de Janeiro que é do PMDB, já chorou as mágoas em relação ao afastamento da Dilma e a entrada de seu correligionário Michel Temer. Aliás, o prefeito do Rio liberou secretário de seu governo para ir a Brasília puxar o tapete da presidenta. Agora, está reclamando. Vai entender…

Série B no tapetão

E mais um ano a Série B de Profissionais será definida no tapetão. Se na parte de cima da tabela a disputa está acirrada pelas vagas nas semifinais da Taça Corcovado o rebaixamento será definido no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Tudo isso por que o Gonçalense, através do advogado Leonardo Rachid, entrou na última quarta-feira (8) com uma Notícia de Infrança contra o Angra dos Reis pela utilização de dois jogadores de forma irregular durante a competição. Além da equipe de São Gonçalo o Goytacaz e Duque de Caxias, que terá o advogado Fábio Oliva de Menezes representando os dois clubes, também estão nessa briga contra a equipe angrense como terceiro interessados. A denúncia é com relação aos atletas Victor Hugo Carvalho Monteiro e Luiz Felipe Ferreira de Salles que foram inscritos fora do prazo limite (30 dias após o início da competição no dia 12 de março). De acordo com o BIRA os jogadores foram inscritos no dia 13 de abril com as exigências sendo cumpridas seis dias depois. Caso o Angra dos Reis seja punido pelo TJD a equipe perderá 21 pontos o que acarretará o rebaixamento para a Série C junto com Belford Roxo e Céres.

Twitando

* No domingo, quando voltava de Brasília, no mesmo voo para o Rio de Janeiro lá estava o hoje senador Romário. Discreto mas, sempre solícito com a galera, sobretudo, às crianças, o Baixinho não se incomodou de dar autógrafos e de tirar selfies.

*Infelizmente não tive oportunidade de entrevistá-lo. Primeiro porque o local não era propício; segundo pelo fato de tanto ele como eu já estarmos cansados por demais da labuta dominical.

* Estou feliz com a posição do Campos no certame da Série B do Rio de Janeiro. O “roxinho” parece que voltou para ficar. Já não era sem tempo, pois a maior cidade do interior do Rio de Janeiro não pode preterir do direito de manter um clube na elite do nosso futebol.

* Essa semana peguei um resfriado forte que me jogou na cama. Como se diz por aí, “vi a coruja atrás do tronco”. Ainda estou me recuperando, mas quase sem ânimo para escrever minha coluna desta sexta-feira. No entanto, o compromisso com o trabalho mereceu um sacrifício.

* As principais emissoras de rádio do Rio de Janeiro continuam apostando no chamado “geladão”. A Rádio Ativa Rio, no entanto, tem feito um sacrifício de ir aos estádios, pelo menos nos principais jogos.

* E é isso aí. Por hoje vou fechando a conta e passando a régua. Até a próxima sexta-feira se Deus quiser.

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *