Nova Iguaçu terá festa e feriado na passagem da Tocha

Há nove anos, a capitã da seleção brasileira de handebol Lucila Viana chegou à Vila Olímpica com a tocha uma semana antes da abertura do Pan-2007, como mostra a foto acima.

O atacante Emerson Sheik será um dos que transportarão o artefato no próximo dia 3 (Foto: Gilvan de Souza/Divulgação/Fla)

O atacante Emerson Sheik será um dos que transportarão o artefato no próximo dia 3 (Foto: Gilvan de Souza/Divulgação/Fla)

Neste mês de julho, pela segunda vez acontece a contagem regressiva para Nova Iguaçu receber a Tocha Olímpica Rio 2016. Sua chegada será no dia 3 de agosto, às 17h30, último dia da rota de revezamento. A Prefeitura organizou uma programação especial para celebrar o evento. A Tocha Olímpica vai percorrer 10 quilômetros pelas ruas da Cidade. O jogador do Flamengo, Emerson Sheik (ex-morador da cidade), o judoca Sebastian Pereira, medalhista de Pan-Americanos e quinto lugar na Olimpíada de Atlanta; a jogadora de Handebol, Lucila Vianna e o paratleta de natação, Adriel de Souza são os iguaçuanos que estarão, entre outros atletas, conduzindo a tocha. O prefeito Nelson Bornier decretou Ponto Facultativo para que a população possa participar do momento.
Na última quinta-feira (21), representantes do Governo Bornier se reuniram, no Centro de Operações de Nova Iguaçu (Conig),  para discutir sobre o roteiro do revezamento. Entre os presentes, estavam os secretários Rubens Borborema (Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana), Adriano Santos (Esporte e Lazer), Cristina Quaresma (Assistência Social), Maria Aparecida Marcondes (Educação) e Paulo Cezar Pereira (Comunicação Social); além dos subsecretários Vanessa Ferreira (Trânsito, Monitoramento e Segurança) e Marcelo Rezende (Mobilidade Urbana).
Rubens Borborema aproveitou a ocasião para apresentar o trajeto do revezamento da Tocha Olímpica na cidade. “Estudamos com afinco e elaboramos o trajeto que está pronto. Só faltam alguns pequenos ajustes. No próximo dia 26, faremos uma última reunião para defini-lo. Estamos muito felizes com esse momento, que será histórico para a nossa Cidade, e trabalhando muito para que tudo dê certo”, diz.

Pan do Rio em 2007 marcou a primeira chegada
do símbolo das Olimpíadas

A emoção de estreia foi em 2007, quando a Vila Olímpica de Nova Iguaçu completamente lotada, recebeu a tocha levada por várias personalidades, como Bruno Laport, medalha de ouro no halterofilismo, e, por último, pela medalhista, Lucila Viana, armadora e capitã da seleção nacional de handebol. Lucila, ex-aluna do Colégio Estadual Antonio da Silva, de Comendador Soares e uma das maiores revelações esportivas da ex-terra dos laranjais, fechou o roteiro com ‘tocha de ouro’ e sob aplausos dos iguaçuanos e o registro dos principais veículos de comunicação. O evento aconteceu uma semana antes de a pira olímpica ser acesa em 13 de julho de 2007, no Estádio Jornalista Mário Filho o Maracanã.

Cidade reveladora de talentos

Além de Nova Iguaçu, foram escolhidas ainda no estado as seguintes cidades: Angra dos Reis, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Macaé, Cabo Frio, Niterói e Rio de Janeiro. A rota de revezamento da Tocha Olímpica no Páis começou em maio deste ano, em Brasília.
No ano passado, logo após saber da confirmação de Nova Iguaçu no roteiro, o prefeito Nelson Bornier destacou que a
passagem da tocha novamente pela terra que governa, é motivo de alegria para a cidade, que já revelou talentos nacionais e internacionais. “Daqui saíram ilustres atletas como Zinho (tetracampeão mundial de futebol) e os judocas Sebastian Pereira e Denise Oliveira, dentre outros. É um orgulho ter Nova Iguaçu participando ativamente dos Jogos Olímpicos. Nosso governo investe maciçamente no esporte, pois acredita que esporte e educação caminham juntos na formação de cidadãos. Nossa vila está repleta de jovens treinando. A escolha de Nova Iguaçu é um incentivo a mais para esta garotada”, disse Bornier, à época.

A história do revezamento

O revezamento da tocha olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem. A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos jogos. Eles convidavam cidadãos a irem até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar em um mês antes do evento
e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Por Jota Carvalho/Editor do Papo Esportivo
jota.carvalho@gmail.com
Foto/Topo: Arquivo/Jaílza Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *