Papo do Rei – Olimpíadas: o Brasil sabe improvisar! – 12 a 19/08/2016

Olimpíadas Rio 2016Gostei da abertura oficial das Olimpíadas Rio 2016. Os brasileiros mostraram que sabem se superar e improvisar, mesmo quando a situação financeira não é favorável. De tudo, que foi lindo e maravilhoso, só uma crítica: a propaganda em forma de etiqueta nos blazers utilizados pelos que desfilaram na abertura, ostentando uma marca de loja e não de confecção. Muito embora, a marca também possa ter lá seus produtos personalizados. Penso ainda, que Helô Pinheiro, até por ainda estar viva e ser uma testemunha presencial da homenagem feita a Jobim e Vinícius de Morais, na música “Garota de Ipanema”, foi injustamente preterida no evento. Adoro a Gisele, mas de morena de Ipanema ela não tem nada. No mais, o Brasil e o Rio de Janeiro estão de parabéns.

Para nós advogados desportistas

O Instituto de Ciências do Futebol (ICF), órgão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), responsável pelo desenvolvimento acadêmico das ciências ligadas ao futebol, organiza juntamente com a Universidade Candido Mendes, a segunda edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃOLATO SENSU, ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DESPORTIVO, com o ânimo de fornecer a profissionais e interessados, subsídios que lhes permitam um melhor conhecimento e aplicação da legislação desportiva, por meio de atividades teóricas e práticas orientadas e ministradas por profissionais e especialistas que atuam diretamente na área do Direito Desportivo, muitos dos quais responsáveis pela construção do ordenamento jurídico aplicável a este ramo do direito. Maiores informações: (21) 2254 3920 (das 13 às 19h)ou, eaferj@fferj.com.br.

Um dos maiores legados da Ferj: Torneio OPG

Estão definidos os Grupos e a tabela do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) 2016. A competição será realizada entre agosto e novembro, com a participação de 24 clubes das Séries A, B e C do Estado do Rio de Janeiro. Os quatro grandes clubes (Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco) são os cabeças de chave dos quatro Grupos do torneio. No link: http://www.fferj.com.br/Noticias/View/12185, e, na nossa editoria de notícias com Paulo Roberto Rodrígues e Jota Carvalho você confere todos os detalhes da competição que é um dos maiores legados da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Síndrome do futebolzinho acomete a Seleção Olímpica

E não é que a síndrome do futebolzinho contaminou também a Seleção Olímpica Brasileira. Se não bastasse a Seleção principal, agora, são os comandados de Rogério Micale que estão vivenciando na pele a prática de um futebol medíocre e muito abaixo do que estávamos acostumados a assistir. Tenho acompanhado a maioria das partidas pelos Canais Fox. No final do jogo de quarta-feira (10), zapeei rapidamente pela Globo, no exato momento em que um dos convidados do Galvão Bueno dizia que o time enfrentaria a Alemanha na final. E vejam só, o “locutor estrelão” supersticioso como ninguém foi logo amaldiçoando a profecia do convidado. Particularmente, acho que se o Brasil chegasse às finais com a Alemanha já seria um grande feito, pois acredito que eles não vão longe no chamado mata-mata.

E por falar em Fox Sports…

Quero abraçar meus amigos Vitorino Chermon Filho e Gustavo Vilani. Duas feras da comunicação que fazem parte do time de ouro da Fox no Brasil. Gosto da programação da emissora, mas, valha me Deus! Alguns comentaristas parecem mais torcedores do que outra coisa, para não dizer empresários de atletas de renome. A campanha que a paulistada faz pelos atletas da terra da garoa é brincadeira. E olha que eu já levei “puxão de orelhas” aqui, só por elogiar e anunciar que, um ou outro jogador estava sem clube. Óbvio que não foi minha editoria e sim um leitor assíduo.

Twitando

* Se por um lado o time olímpico masculino do Brasil vai mal, o feminino vai muito bem obrigado. Enquanto os meninos enfrentam a Colômbia amanhã na Arena Corinthians, as meninas jogam esta noite no Mineirão, em Belo Horizonte.

* Emocionante a vitória da judoca brasileira, Rafaela Silva. Com uma expressão do verdadeiro povo brasileiro, sofrido, pobre e castigado, subiu ao mais alto do pódio ao conquistar a primeira medalha de ouro olímpica para o Brasil, exatamente na primeira olimpíada sul-americana e exatamente no Rio de Janeiro. Algo para ficar nos anais da história olímpica.

* O “beabá” do futebol em termos de ataque, é a jogada pelos flancos, com a chegada na linha de fundos e o toque para trás, para a conclusão de quem vem chegando. Não importa se isso acontece, fora, dentro ou no meio das grandes e pequenas áreas. Essa jogada é mortal e a mais difícil de ser bloqueada pela defesa.

* Quarta-feira passada, logo que o jogo do Brasil contra a Dinamarca começou eu disse isso e com exceção do primeiro gol, todos os outros três foram de jogadas de linha de fundo para trás. Resultado: Brasil 4 a 0.

* Entretanto, não se iluda a galera, pois o time brasileiro não é nenhum carrossel holandês, nem o Botafogo da era do “bicho certo”. Claro, guardadas as devidas proporções, pois tivemos outros times também insuperáveis como a Seleção de 58, 62, 70, 82 e a Alemanha de 2014.

* Para agradar os flamenguistas e fazer justiça ao grande time rubro-negro de 1981, não poderia deixar de registrar aqui o mais querido do Brasil, na campanha em que chegou a campeão mundial.

* Vou confidenciar uma situação com os meus amigos leitores e internautas: tenho trabalhado tanto, que se eu escrever alguma besteira vocês me perdoam. Meus dias têm sido de 16 a 19 horas de trabalho, com exceção dos sábados e domingos, quando sou da minha esposa e das narrações de futebol quando sou escalado.

* Nosso zap do Papo Esportivo na última quarta, bombou. Até mãe de futura campeã olímpica nos deu a honra de participar. Sem contar com a ilustre presença do meu amigo Fábio Oliva Menezes, colega de tribuna forense e de jornalismo.

* Com essa vou fechando a conta. Não se esqueçam de passear pelas nossas páginas de notícias que preferencialmente falam do futebol e do esporte amador, dos clubes coadjuvantes e das ligas municipais. Até a próxima sexta-feira!

Por Reisinaldo Esteves
Foto: COB/Divulgação
Email: reisinaldo@hotmail.com
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *