
Zagueirão Procópio em ação contra o Céres na Série B: confronto se repetirá no Torneio OPG (Foto: Bernardo Gleizer/Divulgação)
Campeão da Série B Sub-20, a equipe de juniores do Nova Iguaçu terá neste segundo semestre um desafio complicado. Será o Torneio Octávio Pinto Guimarães (OPG), principal competição da categoria na segunda metade do ano e que reúne equipes de todas as divisões do estado do Rio de Janeiro, incluindo os quatro clubes de maior investimento.
O time laranja, que tentará seu terceiro título – foi campeã em 1996 e 2010 -, caiu na que já é apontada como a chave mais difícil: o Grupo A, que conta também com Flamengo, Olaria, Portuguesa, Friburguense e Céres. Serão apenas cinco rodadas, em turno único, e só os dois primeiros colocados se classificam para a segunda fase.
Além da força do Flamengo, atual campeão da Copa São Paulo de Juniores, as demais equipes também chegam credenciadas por ótimas campanhas. O Friburguense é o atual vice-campeão do Torneio OPG, a Portuguesa teve a melhor campanha entre as equipes de menor investimento na Série A Sub-20 deste ano e o Olaria foi vice-campeão da Série B. “Nosso grupo é praticamente o mais forte, mas estamos trabalhando firme para fazermos um grande campeonato. Alguns jogadores subiram para o profissional, mas temos um bom elenco, visto que durante o Carioca Série B tivemos algumas ausências e mesmo assim quem entrava sempre mantinha um bom nível”, afirma o zagueiro Procópio, que usou a faixa de capitão em alguns jogos.
Depois de ter sido campeão da Série B Sub-20, a equipe de juniores do Nova Iguaçu teve apenas uma semana de descanso e já entrou na segunda semana de trabalho. A estreia será no dia 27 deste mês, contra a Portuguesa, no CT Laranjão. Serão cinco jogos num intervalo de menos de um mês, por isso o grupo está consciente de que não pode haver vacilos. “Vamos enfrentar equipes mais qualificadas do que as que enfrentamos na Série B, mas esperamos chegar nas finais. Estamos trabalhando forte a parte física, porque não podemos dar mole. É um campeonato de tiro curto, e não podemos desperdiçar pontos principalmente quando formos jogar em casa” finalizou Procópio.
Grupo A: Flamengo, Olaria, Nova Iguaçu, Portuguesa, Friburguense e Céres; B: Botafogo, Queimados, Bangu, Barra Mansa, Campos e Itaboraí/Profute; C: Vasco, Madureira, Gonçalense, Tigres, Nova Cidade e Barcelona; D: Fluminense, America, Duque de Caxias, Boavista, Itaboraí e São Cristóvão.
Por Bernardo Gleizer/Assessor de Imprensa/NIFC
Colaborou: Jota Carvalho/Papo Esportivo