Papo do Rei – Apesar dos pesares, parabéns COB! – 19 a 26/08/2016

Cob Logo 2016“Nadar, nadar e morrer na praia!” Com esse ‘slogan’ que marcou campanhas do América, o Brasil vai concluindo os jogos olímpicos em seu território nesta virada de semana, haja vista que, em muitas modalidades o que realmente aconteceu foi isso. A pior delas na minha ótica foi o futebol feminino, que massacrou todo mundo na fase classificatória e bizarramente perdeu para a Suécia nas quartas de final. O mesmo aconteceu com o voleibol feminino e muitas outras modalidades. Já dizia minha vózinha: “Angu de um dia não engorda cachorro!” A grande realidade é que o Brasil investiu muito; muito mal e, em cima da hora. Tanto no aspecto material, quanto no desporto. Uma nação não cria campeões olímpicos em apenas oito anos de preparação. De qualquer sorte, particularmente quero parabenizar o Comitê Olímpico Brasileiro e, em especial os atletas. Em meio a essa roubalheira e essa corrupção indiscriminada eles ainda conseguiram fazer uma festa, senão vitoriosa, porém bonita e criativa.

Não me canso de dizer…

Mais uma vez eu digo: “O “beabá” do futebol é uma defesa forte e compacta e um ataque que saiba jogar pelas extremas do campo, cruzando para trás e pegando a defesa adversária no contrapé. Assim como no voleibol o “beabá” é a concentração total do primeiro ao último ponto e a ousadia da força nos saques e nos bloqueios de rede. Esporte não é matemática, mas usa ela para superação de resultados negativos em positivos e quebra de tabus e recordes. O dia em que os desportistas descobrirem isso, haveremos de ter sempre mais e mais competidores e vencedores olímpicos. Aliás, essa tônica deve nortear a vida da gente em tudo. Até Saulo de Tarso, que posteriormente transformou-se no grande Apóstolo do Cristianismo já comparava a vida humana e o sucesso a um corredor em busca de seu troféu maior. De sorte que, precisamos nos enveredar mais nesta direção. O Brasil tem potencial, mas comporta-se como um elefante. Ou seja, não sabe a força que possui.

Rolou a bola para a Copa Rio

Quase no apagar das luzes das Olimpíadas, as atenções se voltam para o futebol brasileiro e para competições regionais e da Federação. No nosso Estado, a Copa Rio, junto com a Série C e o Troféu OPG, são as atrações que movimentam o futebol. Todas as notícias e informações o amigo leitor e internauta confere aqui no nosso site que tem a editoria de reportagens de Paulo Roberto Rodrígues e editoria geral de Jota Carvalho. Navegue conosco e fique bem informado.

Quem bancará?

A EAFERJ iniciará no dia 27 deste mês o Curso de Formação de Árbitros de Futebol para as Ligas da Região Serrana B – o curso será ministrado na Liga Riopretana de Desportos. A EAFERJ em 2016 estará dando continuidade aos seus cursos específicos para as Ligas Desportivas, qualificando assim todos os quadros de árbitros de futebol das Ligas filiadas. Conforme programação aprovada, o curso terá como sede o município de São José do Vale do Rio Preto, onde ocorrerão as aulas teóricas e práticas. Maiores informações e matrículas: telefone: (24) 99227-3352 ou www.ligariopretana.com.br. A propósito desta matéria divulgada no site da FFERJ, devo alertar uma coisa: Quem bancará? Em que local serão às aulas? Existe demanda e público alvo? Quais os reais interesses dos que estão promovendo este evento? O povo precisa saber.

Passarinho que acompanha morcego…

Tem gente que está brincando com coisa séria. Pelo que sei, a Liga Riopretana de Desportos não tinha dinheiro para comprar uma caixa de fósforo. De repente, não mais que de repente, a entidade aparece com novo designer em seu escudo, toda legalizada, com site na internet e anunciando a realização de um curso de arbitragem, conforme transcrito acima. Pior que isso: em ano eleitoral, com o pai do presidente da Câmara como interventor e sem demanda, sem público alvo e muitas outras coisas mais. Gente, dinheiro não choca; muito menos, se reproduz por fotocópia colorida. Com que dinheiro o atual presidente da Liga e o seu ‘interventor’, conseguiu todas essas proezas? Já dizia minha mãezinha: “passarinho que acompanha morcego morre de cabeça para baixo.”

Twitando

* Ufa, ufa! Felizmente os jogos Olímpicos Rio 2016 estão chegando ao fim. Nada contra, muito pelo contrário, digo isso apenas pela preocupação que tive com a estrutura e a acolhida do mundo inteiro aqui no nosso amado Rio de Janeiro.

* Até sabemos que os “efeitos colaterais” (entre aspas), disso tudo, só virá com o fim das paralimpíadas. E sabe Deus o que vem por aí. Mas, o importante é que o mundo esteve aqui e já voltou para casa sem maiores problemas. Espero que continue assim até a última competição.

* Muito estranho esse curso de arbitragem de futebol organizado pela Liga Riopretana de Desportos, que até ontem mesmo estava inativa, sem dinheiro, sem diretoria e sem nada. Penso que o Ministério Público deva apurar isso. Até porque, segundo informações, a Câmara Municipal de São José do Vale do Rio Preto estará sediando as aulas teóricas.

* Sou “macaco velho” em termos de futebol amador, Liga, Série C, B e A, e sei como tudo acontece nesse meio. E para quem pensa que eu estou dormindo e vou apoiar essa iniciativa sinistra está muito enganado. Vou querer saber tim, tim por tim, tim.

* O pior é que a corrupção está sendo desbaratada de cima para baixo e ainda tem gente brincando de fazer gestão pública. Onde fica o Ministério Público nisso tudo?

* Na reta principal dos Jogos Olímpicos (fim da fase classificatória e início dos eliminatórios) o nosso WatsApp bombou. Não faltaram comentaristas e comentaristas. Sim, porque tanto os homens quanto as mulheres, com liberdade e sabedoria expressaram suas opiniões, ainda que divergentes, mas com respeito à opinião de todos.

* É isso aí galera. Por hoje, cansado, mas realizado com o que faço, vou ficando por aqui. Um abraço a todos e até a próxima sexta-feira.

Por Reisinaldo Esteves
Foto: COB/Divulgação
Email: reisinaldo@hotmail.com
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *