
Técnico laranja almeja o título da Série B do Estadual para coroar ainda mais o trabalho (Foto: Bernardo Gleizer/Divulgação
O Nova Iguaçu já está garantido na Primeira Divisão do Estadual em 2017, a duas rodadas do final da Segundona (atual Série B). Entretanto, o trabalho não terminou. No domingo (25), houve treino normal debaixo de chuva fina no Estádio Jânio Moraes (Laranjão).
Agora, o time vai em busca do tricampeonato da Segunda Divisão. Serão duas oportunidades para o Nova Iguaçu conseguir o título e repetir os feitos de 1994 e 2005. Nesta terça-feira (27), o Esquadrão Laranja encara o Campos, também promovido à Série A, às 15h, no Aryzão, em Campos, e quem vencer será o campeão. Em caso de empate, o Nova Iguaçu vai precisar ganhar do eliminado Itaboraí, sexta-feira ()30), no Laranjão.
“Temos de estar felizes mesmo, mas desde o princípio colocamos como meta ser campeão, porque consequentemente você subiria. O foco continua, os jogadores também são inteligentes e sabem que é importantíssimo ganhar títulos, porque isso credencia o profissional. É importante até para coroar ainda mais o nosso trabalho”, afirmou o técnico Edson Souza.
A Série B começou no mês de março e era para ter acabado em julho. Mas uma briga nos tribunais envolvendo Itaboraí e Americano paralisou a competição por mais de dois meses. Campeão do primeiro turno, o Nova Iguaçu ficou quase três meses só treinando, à espera do Triangular Final. Edson Souza diz o que foi mais importante para a conquista do acesso. “Comprometimento. Costumo dizer que nós treinadores somos vendedores de ideias, então trabalhamos direitinho nesse aspecto, fomos convincentes. Ficamos mais de 60 dias trabalhando sem saber quando iríamos jogar, o que é muito complicado. Porém, a experiência de já ter vivido isso antes pelo São João da Barra me ajudou. O mais importante foi a mobilização de todos, pois sempre falei que quem se preparasse melhor naquele período colheria os frutos. Construímos isso lá atrás”, disse Edson.
Histórico tem uma derrota e um empate
Nova Iguaçu e Campos se enfrentaram duas vezes nesta Série B, com uma vitória para o Campos em seu estádio e um empate no Laranjão. Agora, nesta terça, a partida será no Estádio Ary de Oliveira, casa do Goytacaz, em Campos.
O treinador iguaçuano projeta um confronto de alto nível. “O Campos tem uma equipe qualificada. Nós vamos lá e não vamos mudar nada. Eu trabalho o jogador seis, sete meses para ser agressivo, e não vamos mudar agora. Vamos defender e atacar com o maior número de jogadores possível no Aryzão. Creio que tem tudo para ser um grande confronto, pois o Campos também conseguiu o acesso. Eles também sabem que o título consagra ainda mais o profissional”, concluiu o comandante laranja.
Vitória do Campos Atlético e acesso inédito do Roxinho
No sábado (24), no estádio Elcyr Rezende de Mendonça, em Bacaxá, o Campos derrotou o Itaboraí por 2 a 0 pela quarta rodada do triangular final do Estadual da Série B de Profissionais. Vinícius Paquetá e Anderson Manga marcaram os gols da vitória que confirmou o acesso inédito do Roxinho para a Série A na próxima temporada com duas rodadas de antecedência. Além de garantir a vaga entre os grandes o time do Norte Fluminense levou o Nova Iguaçu na companhia. Em 2017 será a estreia do Campos na Primeira Divisão, enquanto o time Laranja da Baixada regressa pela terceira vez.
Com o resultado positivo o Roxinho do técnico Rafael Soriano assumiu a liderança isolada do triangular final com seis pontos ganhos. Com um a menos os laranjas estão em segundo. O Itaboraí tem apenas um e mais uma partida a disputar. Não poderá alcançar os outros dois concorrentes. Com mais uma vitória o time do Norte Fluminense fatura o caneco a uma rodada do final.
Por Jota Carvalho/Redação
papoesportivo.com@gmail.com
Com Bernardo Gleizer/NIFC