Papo do Rei – Um exemplo chamado Chapecoense – 04 a 11/11/2016

Chape: de coadjuvante a estrela!chapecopasulamericana-2016

Quem disse que coadjuvante não pode roubar a cena e, se tornar estrela. Este fenômeno está acontecendo com a Chapecoense, time do interior de Santa Catarina e da Série A do Brasileirão que está prestes a chegar à final da Copa Sul Americana de forma inédita. Na quinta-feira última, o time dirigido por Caio Júnior foi a Buenos Ayres e dentro da casa do poderoso San Lorenzo (time do Papa Francisco), conseguiu um empate histórico e basta fazer o dever de casa na Arena Condá para conquistar uma vaga na final da competição. Somos todos Chape!
>> A prova que a organização e o trabalho está acima das cifras – Dizer que o dinheiro não é meio é besteira. Mas, afirmar que ele é o mais importante de tudo, não é uma verdade absoluta. O fenômeno Chapecoense nas finais da Sul Americana é uma prova disso. O Brasil precisa voltar ao seu patamar econômico, aceitar “o pão de cada dia” e trabalhar a partir dessa filosofia, se quiser alcançar êxito no futebol e em tudo que empreender. Obviamente que seus líderes devem também deixar de fazer da corrupção seus meios de vida. Querem um exemplo de dever ser?… Façam um tour pelas dependências da Chapecoense, ouçam palestras de seus dirigentes e atletas e aprenderão multiplicar o pouco de cada dia no muito a ser partilhado por todos. Vocês não sabem o quanto me orgulho começar meu Papo do Rei desta semana falando de um clube simples do interior de Santa Catarina. Que o exemplo seja disseminado pelo Brasil a fora.

Para variar Lusa ganhou no Tapetão

Nada contra a Lusa, mas colocaram folha louro demais na “bacalhoada da lusa” e acabaram por estragar o prato predileto dos portugueses, que conquistaram a Copa Rio merecidamente, porém ofuscada pela decisão dos engravatados. Como é triste começar o Papo do Rei feliz com o desempenho e o exemplo da Chapecoense e ter que seguir falando das lambanças que acontecem aqui pelas bandas do Rio de Janeiro. De qualquer forma, parabéns à Portuguesa e vaias para os que mancham o nosso futebol querendo aparecer mais do que deveriam.

Tentando enxugar o Estadual 2017

O Arbitral da terça-feira última definiu as regras do Cariocão 2017. Com início previsto para o dia 11 de janeiro, os quatro últimos de 2016, se juntarão aos quatro ascendentes da Série B, e, em turno único de jogos de todos contra todos disputarão uma seletiva que indicará os dois melhores para se juntarem aos dez melhores do certame de 2016. A partir daí, ou seja, em 28 de janeiro, começará o certame com 12 equipes, nos mesmos moldes do atual estadual. Se vai dar certo?… Só o tempo dirá. Particularmente acho que não, mas, não podemos nos precipitar em tecer críticas.

Logo mais tem decisão do OPG

Depois da vitória do Flamengo no primeiro jogo, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou que em função de uma melhor logística, o segundo jogo decisivo do Torneio OPG, entre Vasco da Gama e Flamengo, passou para as 16h, mantendo o mesmo dia (04/11) sexta-feira e, local (São Januário). Que vença o melhor e que tenhamos um excelente jogo. Paulo Roberto Rodrígues está lá conferindo tudo para o nosso PAPO ESPORTIVO.

Satisfação aos companheiros do WhatsApp

Infelizmente tive que sair do nosso WatsApp. Como viajo constantemente, constantemente estou em salas de audiências e em agências bancárias negociando contratos, a participação em grupos às vezes fica prejudicada. De sorte que, infelizmente, como já dito, optei por sair dos grupos aos quais fazia parte. Até o da ACERJ que me mandava as escalações tudo certinho antes dos jogos eu tive que me abster. Peço a compreensão de todos e, quem quiser me mandar material e sugestão de pauta pode fazê-lo através de meu email: reisinaldo@hotmail.com.

Twitando

* E 2016 se foi. A Federação já trabalha 2017 e nós jornalistas também. Estamos renegociando nosso contrato com a Rádio Ativa FM e é provável que continuamos. A proposta melhorou bem e ademais, rádio e futebol é tudo que me distrai e me relaxa. Porque não unir o útil ao agradável.

* Que jogão de bola o do Atlético Mineiro com o Internacional, na quarta-feira última. Há muito não assistia uma partida excelente. O mesmo podemos dizer do jogo do San Lorenzo, cujo vídeo tape assisti na sequência. Cruzeiro e Grêmio no entanto fizeram um jogo morno e sem emoções;

* Por falar em jogão, o Real Madrid mais cedo, no mesmo dia, sofreu para empatar com o campeão da Polônia, Legia Varsóvia do brasileiro Guilherme, em 3×3. Jogo que também acompanhei, apesar de não gostar muito de jogos internacionais;

* Na torcida pela Chapecoense, já dei minha opinião de como o futebol brasileiro deveria se portar diante da crise. Cifras não são a única saída para o nosso futebol. Duvida?… Vá fazer um tour em Chapecó no norte de Santa Catarina.

* Se o Internacional jogar a bola que jogou contra o Atlético Mineiro na quarta-feira última o colorado vence todas suas seis partidas restantes no Brasileirão 2016. Não acredito na degola do time gaúcho;

* Já que falamos de Brasileirão, somente o Flamengo tem chegada para tirar o título do Palmeiras, que na minha ótica já é o eventual campeão. Campeonato onde vitórias valem três pontos e empate 1, com seis rodadas para o fim, basta o Palmeiras jogar com o regulamento em baixo dos braços;

* Dois craques continuam dando sopa por aí: Kim (ex Resende) e Alex Sassá (o capitão rei do acesso), continuam analisando propostas e donos dos seus passes estão aceitando as mesmas. Contatos direto com os atletas: Kim (24)992510421 e Alex Sassá (21) 994073874;

* É isso aí galera, por hoje é o que tínhamos de informação, de papo. Até a próxima se Deus quiser.

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
Foto: JUAN MABROMATA / AFP
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *