‘São Jefferson de Aço’ brilha e Nova Iguaçu é campeão

Neste sábado (4), o Nova Iguaçu pode sentir mais uma vez o gosto de ser campeão. Numa final disputada minuto a minuto, o time laranja da Baixada derrotou o Volta Redonda nos pênaltis por 5 a 4, após empate no tempo normal em 2 a 2, e ficou com o título do Quadrangular Extra da Taça Guanabara. O goleiro e ídolo Jefferson foi o herói, com quatro cobranças defendidas.

O Quadrangular Extra da Taça Guanabara reuniu os terceiros e quartos colocados dos grupos – à exceção do Botafogo, que cedeu sua vaga para o Boavista. Em 2012, os iguaçuanos já haviam conquistado um torneio nos mesmos moldes, o Troféu Edilson Silva, também nos pênaltis. No ano passado, o Nova faturou a Série B do Cariocão e o Troféu Santos Dumont.
>> A partida – Depois de bater o Bangu nas semifinais, o Nova Iguaçu foi até Volta Redonda decidir o título. E começou tomando sufoco do time da casa. Logo no primeiro minuto, Gustavo acertou o travessão da meta iguaçuana. Depois, novamente Gustavo recebeu livre e chutou por cima. Os laranjas não se encontravam e sairam atrás no placar aos 19 minutos, com gol dele mesmo, Gustavo.
Após a parada para hidratação, o Nova Iguaçu mostrou melhora, mas voltou a sofrer. Aos 32 minutos, Diogo aproveitou o rebote de uma excelente defesa de Jefferson para fazer 2 a 0. Mas a Laranja da Baixada não se abateu e foi buscar a reação. Aos 35, Wescley obrigou Douglas a fazer grande defesa e, aos 39, Patrick recebeu lançamento, driblou o goleiro e diminuiu para o Nova Iguaçu.
No segundo tempo, o Nova Iguaçu continuou pressionando. Logo no segundo minuto, Patrick completou cruzamento de Crispin e Douglas salvou o Volta Redonda. Aos sete, aconteceu o empate. Numa ótima jogada que começou do lado esquerdo, Anderson enfiou para Crispin na direita chutar cruzado, empatar e incendiar a final.
Com o placar igual, o jogo voltou a ficar equilibrado. O Volta Redonda tentava trocar mais passes, e o Nova Iguaçu buscava as estocadas em velocidade. Mas quem esteve mais próximo da vitória no tempo normal foi o time da Baixada. Patrick, aos 35, teve a chance, mas acabou passando da bola no cruzamento de Wescley. Ficou tudo para os pênaltis mesmo.

Nas cobranças dos pênaltis, muita emoção

O Nova Iguaçu teve três chances de fechar. A primeira foi na série de cinco, quando cada goleiro defendeu duas cobranças – Patrick parou em Douglas na última. Depois, nas alternadas. Jefferson defendeu o chute de Luan, mas Simões acertou a trave. Depois, o goleiro laranja defendeu mais uma, de Gustavo. E aí coube a Iuri Pimentel não deixar passar e converter para o Nova Iguaçu ser campeão.
Agora, o Nova Iguaçu se prepara para a estreia na Taça Rio, o segundo turno do Estadual, quando vai receber o Bangu, sábado, dia 11, às 15h30, no Estádio Jânio Moraes, o Laranjão.

FICHA TÉCNICA
VOLTA REDONDA 2 x 2 NOVA IGUAÇU
Pênaltis: Nova Iguaçu 5 a 4
Local: Estádio Raulino de Oliveira
Data-Hora: 4/3/2017 – 16h
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Auxiliares: Marcio Moreira de Queiroz e Ivan Silva Araújo
Renda e público: Não divulgados pela Ferj
Cartão amarelo: Luan, João Cleriston e Pedro Rosa (VRE); Caio Cezar e Adriano (NOV)
Gols: Gustavo 19min/1ºT e Diogo 32min/1ºT (VRE); Patrick 39min/1ºT e Crispin 7min/2ºT (NIFC)
Pênaltis: Higor Leite, Luiz Gustavo, Pipico e Pedro Rosa converteram; Diego Souza, Gilberto, Luan e Gustavo perderam (VRE); Adriano, Anderson, Murilo Henrique, Wescley e Iuri Pimentel converteram; Marlon, Patrick e Simões perderam (NOV).
>> Volta Redonda: Douglas; Luiz Gustavo, Luan, Gilberto e Pedro Rosa; Fabiano, Diogo (João Cleriston), Caio César (Diego Souza) e Higor Leite; Octávio (Pipico) e Gustavo. Técnico: Cairo Lima.
>> Nova Iguaçu: Jefferson; Crispin (Adriano), Simões, Anderson e Lucas; Iuri Pimentel, Paulo Henrique (Vinicius Matheus), Caio Cezar (Murilo Henrique) e Wescley; Marlon e Patrick. Técnico: Edson Souza.

Time da Baixada começou perdendo empatou, garantiu a volta olímpica nos pênaltis e comemorou bastante (Fotos: Bernardo Gleizer/Divulgação)

Por Bernardo Gleizer/Assessor de Imprensa do Nova Iguaçu
Edição: Jota Carvalho/Papo Esportivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *