Portuguesa ganha apertado do Tigres em casa

Mesmo com gol aos 49 minutos da etapa final, na tarde deste sábado (30), a Lusa carioca conquistou a primeira vitória em seu retorno a elite do futebol do Rio.

No Luso Brasileiro – Ilha do Governador – a equipe tricolor bateu o Tigres do Brasil por 3 a 2, na abertura do Cariocão da Série A de Profissionais (Taça Guanabara). O time do técnico Gaúcho saiu na frente com Allan; Alex e Lucas William meteram a primeira virada pela Fera da Baixada, mas Rafael Paty e Gilcimar devolveram ‘o vira’, quase no apagar das luzes.
Na próxima rodada, a segunda da Taça GB, a Portuguesa Carioca voltará a jogar nesta terça (2), às 20h30, contra o Botafogo, em São Januário. Tentando se reabilitar do azar na estreia, o Tigres, comandado por Marcelo Cabo, na quinta-feira (4), às cinco da tarde, medirá forças no ‘choque dos perdedores’ com o Bangu. O bom, segundo torcedores, é que a partida será na Toca da Fera, no Los Larios, em Xerém, distrito de Duque de Caxias.

Resenha da bola rolando

Gilcimar Prego lembrou os velhos tempos de goleador e salvou a pátria lusitana nos acréscimos (Fotos: Assessoria de Imprensa)

Gilcimar Prego lembrou os velhos tempos de goleador e salvou a pátria lusitana nos acréscimos (Fotos: Assessoria de Imprensa)

Motivados e vibrando muito com a volta para a Série A, os lusitanos da Ilha começaram pressionando e não demoraram para abrir o marcador e levantar a torcida pagante e associados. Aos cinco minutos, o meia-atacante Cássio tocou para Allan na área e o artilheiro chutou forte e colocado. O goleiro Santiago ainda foi na bola, mas não pegou. O mesmo Allan, aos sete, mandou um balaço que sacudiu o travessão dos caxienses. Perdendo, a Fera saiu mais para o jogo e empurrou a Lusa para seu campo de defesa. A tática do técnico Cabo, ‘deu cabo’ na derrota parcial, pois o empate aconteceu aos 30 minutos. Na jogada rápida e com a zaga adversária desguarnecida, o lateral Alex ganhou na velocidade de Wandinho invadiu a área e bateu sem defesa para o goleirão Márcio. Esse empate esquentou a chapa para o tempo final.
O técnico Gaúcho deu uma dura na rapaziada tricolor, o time sentiu e voltou valorizando a posse de bola, embora encontrasse dificuldades para concluir a gol. Esperando o melhor momento para contra-atacar a Fera da Baixada foi paciente e em outra bobeada da defesa tricolor conseguiu a virada. Fabiano Oliveira cruzou na área, o lateral Wandinho ficou olhando e Lucas William, por cobertura, em um belíssimo gol, colocou seu time na frente do marcador. Eram decorridos, 30 minutos de partida no segundo tempo.
Mas a determinada ‘dama portuguesa’ queria estrear com o pé direito e buscou o que parecia impossível e aconteceu nos minutos finais e nos quatro minutos de acréscimos sinalizados pelo homem do apito. Aos 42, após cruzamento de Belarmino, Rafael Paty testou firme para o fundo da rede e, aos 49, em outra jogada de bola cruzada sobre a área, o atacante Gilcimar Prego, ex-América e ex-Mesquita, recebeu de Wílliam, ganhou na corrida dos zagueiros e decretou a vitória.
“Se aquela bola que mandei no travessão deles tivesse entrado, nossa vitória teria sido mais tranquila. Mas tá bom. O importante foram os três pontos”, disse Allan, artilheiro em todos os clubes que jogou.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 3 x 2 TIGRES DO BRASIL
Local: Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador
Data-Hora: 30/01/2016 – 17h
Árbitro: Wellington Mendonça de Mello.
Auxiliares: Jackson Lourenço Massarra dos Santos e Diego Luiz Couto Barcelos.
Renda/Público: R$ 7.920,00/611 pagantes (811 presentes).
Cartão amarelo: Alex, Léo Bartolo, Oliveira, Paulo Henrique e Santiago (TB). A Portuguesa saiu de campo sem receber cartão.
>> Portuguesa: Márcio, Belarmino, Pessanha, Allan Miguel e Wandinho (Adriano); Silvano, Victor Hugo, Cássio (William) e Éberson (Gilcimar); Allan e Rafael Paty. Técnico: Gaúcho.
>> Tigres do Brasil: Santiago, Alex, Sergio Raphael, Xandão e Paulo Henrique; Léo Bartolo, Lucas Willian, Willian e Oliveira; Lucas e Fabiano Oliveira. Técnico: Marcelo Cabo.

>> Resultados/Primeira rodada/Sábado (30): Friburguense 1 x 0 Macaé Esporte (Eduardo Guinle), Portuguesa 3 x 2 Tigres do Brasil (Luso Brasileiro), Botafogo 2 x 0 Bangu (São Januário), Flamengo 1 x 1 Boavista (Giulite Coutinho) e Cabofriense 0 x 0 America (Alair Corrêa).

>> Classificação/Taça Guanabara de Profissionais: Grupo A – 1º) Portuguesa, 3 pontos; 2º) Boavista, 1 (saldo: 0 / gol pró: 1); 3º) Cabofriense, 1 (saldo: 0 / gol pró: 0); 4º) Macaé Esporte, 0 (saldo: -1); 5º) Bangu, 0 (saldo: -2). Fluminense, Vasco da Gama e Resende ainda não estrearam.  Grupo B – 1º) Botafogo, 3 pontos (saldo: 2); 2º) Friburguense, 3 (saldo: 1); 3º) Flamengo, 1 (saldo: 0 / gol pró: 1); 4º) America, 1 (saldo: 0 / gol pró: 0); 5º) Tigres do Brasil, 0. Madureira, Volta Redonda e Bonsucesso ainda não estrearam.

>> Próximos jogos: A primeira rodada continuará neste domingo (31) com mais três jogos. Às cinco da tarde, Vasco da Gama x Madureira (São Januário) e Bonsucesso x Resende (Luso Brasileiro). Fechando a jornada, no Raulino de Oliveira, às 17h15, o Volta Redonda receberá o Fluminense.
Por Cláuddio Garcia Tombos Nevez
Colaborou: Paulo Roberto Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *