Nova Iguaçu: revezamento da tocha olímpica tem esquema especial

Os motoristas devem evitar o Centro de Nova Iguaçu, pelo menos meia-hora antes do revezamento da tocha olímpica, previsto para chegar à cidade por volta de 17h30 desta quarta-feira (3), já decretado ponto facultativo.

O apelo foi feito nesta segunda-feira (1) pelo secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema. Ele participou do café da manhã, no restaurante La Mole, onde foi apresentado todo o esquema especial para o último revezamento da tocha, antes da abertura da Rio-2016, na sexta-feira (5).

Borborema explicou que foram sete meses de planejamento. “Nossa cidade estará sob os olhares do mundo inteiro. Sem dúvida, será um grande desafio, mas também um momento muito importante para Nova Iguaçu, que se preparou muito bem para receber a tocha”, garantiu.
O cortejo olímpico deve durar cerca de 50 minutos. Sairá da Praça de Jardim Tropical, passando pelo Centro da cidade, em direção à Via Light. Vai envolver 50 condutores da tocha, entre algumas estrelas, como o jogador de futebol do Flamengo Emerson Sheik; Lucila Viana, ouro no Pan-Americano de 2007, e três olimpíadas disputadas – Sydney, Atenas e Pequim; Sebastian Pereira, ex-judoca, 5º colocado nos jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, e Adriel de Souza, da natação paraolímpica.

Facebook em tempo real

Todo o trajeto de 10 quilômetros do revezamento olímpico será monitorado por 13 das 76 câmeras do Centro de Operações de Nova Iguaçu (Conig). O órgão também vai disponibilizar informações do evento em tempo real, pelo facebook, segundo anunciou a subsecretária de Trânsito, Vanessa Ferreira.
A Prefeitura vai disponibilizar ainda 110 agentes, oito motocicletas, 14 viaturas, nove reboques e 150 voluntários para ajudar a orientar o trânsito, com apoio de 540 cones. Já o 20º BPM (Mesquita) vai mobilizar 100 homens ao longo da rota do revezamento, que também ganhou sinalização nova.
Como o viaduto da Barros Junior, um dos principais acessos ao Centro da cidade, estará interditado, meia-hora antes da passagem da tocha, a Prefeitura orienta os motoristas que estiverem trafegando nos dois sentidos da Via Dutra, a usar os viadutos da Posse, do Posto 13 e a passagem subterrânea da Jacutinga, na divisa com o município de Mesquita.
O secretário de Comunicação, jornalista Paulo Cezar Pereira, disse que todo o preparativo para a passagem da tocha por Nova Iguaçu envolveu esforço muito grande da prefeitura. Já na avaliação do secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, será o maior revezamento da história das olimpíadas.
“Estamos preparando uma festa muito bonita. Fico muito feliz com este momento histórico para a cidade. A responsabilidade é muito grande, mas a felicidade é maior ainda pelo fato de podermos fazer parte do maior evento esportivo do mundo. Será um momento único para a cidade, dos atletas e de todos os iguaçuanos”, disse Adriano Santos.
Grávida de seis meses e ex-atleta do handebol brasileiro, Lucila Viana não escondeu a felicidade por estar entre os condutores da tocha. “Para mim, levar nas mãos o símbolo olímpico é uma honra, como se fosse um marco para o resumo de minha própria vida”, festejou, torcendo para que o handebol brasileiro conquiste, finalmente, sua primeira medalha olímpica.
Atleta da natação paraolímpica, Adriel de Souza, também não escondeu a emoção. “É algo inexplicável, não só por estar representando Nova Iguaçu pelo mundo afora, como ficar entre os relacionados para conduzir a tocha olímpica na minha cidade e no meu país”, concluiu.
Campeão mundial de kung Fu, Ronaldo Meireles se disse honrado com o convite para conduzir a tocha olímpica. “É uma honra ter esta chance e a oportunidade de participar de uma festa de tamanha magnitude. Estou muito feliz e tenho certeza de que Nova Iguaçu vai se contagiar com esta festa maravilhosa que está sendo preparada na cidade”, disse.
O revezamento será encerrado com a festa de celebração e shows da banda OutroEu e da jovem Alana Nogueira, de 12 anos, com a mãe Cris Reis, no palco montado ao lado do restaurante Bossa Nossa, na Via Light.
As irmãs, Emily Rosa e Natasha Rosa e ainda Tainara Figueiredo, levantadoras de peso, que se preparam para a Olimpíada de Tokio, no Japão, em 2020, também participaram do café da manhã.

Confira mais imagens feitas por Charles Souza/PCNI


Por Geraldo Perelo/Assessoria de Imprensa/PCNI
Fotos: Charles Souza/Assessoria de Imprensa/PCNI
Edição: Jota Carvalho/Redação/Papo Esportivo
jota.carvalho@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *