Maio de 2011. Após defender a Cabofriense no Campeonato Estadual, o então cabeça-de-área Zotti, na época com 26 anos de idade, chega pela primeira vez ao Macaé.

Meia elogia o trabalho do técnico René Simões e diz que o time pode surpreender no Cariocão deste ano (Fotos: Tiago Ferreira/Divulgação)
Após uma contusão muscular, acabou pouco utilizado pelo técnico Toninho Andrade e só vestiu a camisa alvianil em duas partidas pela Copa Rio. Quase seis anos depois, Zotti retorna ao Leão mais experiente – tem 31 anos – e agora em uma nova função: ser um dos responsáveis pela criação no meio de campo armado pelo técnico René Simões, a quem teceu muitos elogios.
Um dos destaques do Botafogo de Ribeirão Preto na última Série C do Brasileiro, Zotti disse estar feliz em retornar ao clube e garante que o elenco alvianil tem totais condições de surpreender os grandes no Carioca. “Primeiramente, é um prazer estar voltando aqui para Macaé. Espero, nesta segunda passagem, dar alegrias ao clube e ao torcedor. Torcedor este que a gente conta muito com ele, assim como foi na apresentação, no dia 2, fazendo aquela festa com o grupo. Tem que existir mesmo essa relação torcedor/clube. Queremos muito o apoio deles, porque assim estaremos mais fortes e mais perto de alcançarmos os nossos objetivos”, disse Zotti, em entrevista à Rádio Globo Macaé.
Confira outros pontos da entrevista
>> Início da pré-temporada
“A primeira semana foi mais voltada para os exames e treinamentos fortes. O que se exige em uma pré-temporada. Já na segunda, o professor René Simões iniciou os trabalhos táticos. O que ele pede sempre ao grupo é marcação, dinâmica e troca de passes. A gente está tentando encaixar tudo isso o mais rápido possível, para que possamos vir a ter êxito na competição”.
>> Qualidade do grupo
“Temos um elenco com jogadores com passagens por grandes equipes do futebol brasileiro. No meu setor, por exemplo, temos o Marquinho, que é um atleta de muita qualidade e inteligente. Acho que a gente pode estar complementando um ao outro. Temos o Yago, que também é muito rápido, assim como o Romarinho. Todos estão se conhecendo, pois ainda é uma primeira semana (com bola), as pernas estão pesadas devido ao esforço dos treinamentos, mas temos tudo para fazer um grande campeonato. O Macaé pode surpreender e merece fazer um bom Carioca”.
>> Trabalhar com o René Simões
“O René dispensa comentários. O currículo fala o que ele é. Por onde passou e os clubes que teve na carreira. É um cara muito simples. Neste pouco tempo de convívio, já percebi que ele gosta muito também de ouvir qual a dificuldade que estamos sentindo. Se a gente quer melhorar ali, aqui… É o diferencial. O modo de deixar o jogador muito à vontade, tanto para executar quanto para dar uma outra ideia se a situação não estiver legal”.
>> Mescla juventude x experiência
“Grande parte do nosso elenco teve passagens por grandes clubes, mesmo os novos já tiveram a oportunidade de jogar até a Série A do Brasileiro, caso do atacante Yago (ex-Vasco), que é um dos mais novos, assim como o Rafinha (Fluminense), o Dierson (Botafogo) e o Xavier (América-MG) Então, essa mescla da juventude com a experiência do Aislan, Ramon, André Paulino, Jones e até mesmo a minha tem tudo para dar certo”.
>> Glamour do Campeonato Carioca
“Há cerca de mês começou essa movimentação nos clubes. O Boavista com muitas contratações, uma folha salarial alta. Nem preciso comentar dos quatro grandes. Todos se preparando o mais rápido possível. O Carioca voltou a ter aquele colorido especial, o campeonato do glamour. Tem tudo para ser um dos mais difíceis dos últimos anos. Flamengo e Botafogo estão na Libertadores e, mesmo sem estar, Fluminense e Vasco também vêm fortes”.
>> Expectativa para o Macaé
“O foco do Macaé tem que ser grande, tem que ser no jogo a jogo, porque a competição é muito rápida. No primeiro turno (Taça Guanabara), são cinco jogos. Você tem que começar a pontuar desde a primeira partida. O Carioca está muito próximo e temos que estar preparados para no dia 29 encarar o Madureira. Jogando dentro de casa, é nosso dever estar buscando esses três pontos. Até porque na sequência teremos dois jogos difíceis (contra Flamengo e Botafogo fora de casa). Então, é passo a passo para, assim, buscarmos algo maior para a gente”.
Por Tiago Ferreira/Assessor de Imprensa