Papo do Rei – São João da Barra: do estrelato ao ostracismo – 20 a 27/01/2017

Nesta quinta-feira (19) estive conversando com companheiros da cidade de São João da Barra, no norte do Estado, e as notícias que recebi são de tristeza profunda. O clube que ostenta o nome do Município, sequer tem comando. O presidente do clube não existe. Ninguém quer assumir o leme de um supernavio, que atualmente está prestes a ficar à deriva. O clube que em três anos saiu da Série C e por duas vezes rondou a elite, encontra-se enterrado em dívidas e completamente abandonado por diretores e políticos da cidade que usaram o clube como pano de fundo e agora sequer passam na porta da agremiação. Uma prova cabal do que aqui proferimos há pouco mais de dois anos.

A propósito, vale lembrar…

Que clubes de futebol profissional não podem mais receber subvenções dos municípios, a não ser, no que diz respeito a cessão de estádios, guarda municipal com o fim de manter a ordem pública e estrutura de ambulâncias, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem em dias e horários de jogos, dá mesma forma que o Estado deve fornecer policiamento especializado em estádios, Corpo de Bombeiros, Juizados Especiais Criminais e dos Torcedores, quando for o caso.

Botafogo fora da Copa São Paulo

O time sub-20 do Botafogo, campeão brasileiro de 2016, foi eliminado na quarta-feira última, da Copa São Paulo, ao perder, na decisão por tiros livres da marca penal, para o time do Batatais, do Interior paulista, pelo placar de 3 a 2, após o empate no tempo normal em 0 a 0. Destaques para os goleiros Diego (Bota), que defendeu três tiros livres e Gerson, do Batatais, com quatro notáveis defesas nas cobranças.

Flamengo também é eliminado e o Rio fica fora das finais da Copa São Paulo

Se o Bota foi eliminado na quarta, no dia seguinte foi a vez do Flamengo. Jogando na Arena Barueri, na Grande São Paulo, o Flamengo de virada perdeu para o Corinthians pelo placar de 2 a 1 e também despediu-se da competição. Com a eliminação dos dois últimos cariocas, o Rio de Janeiro coloca um ponto final da competição dos bandeirantes e se volta exclusivamente para a primeira fase do Estadual e para o jogo da Amizade da próxima quarta (25).

Solidariedade não custa nada e é agradável aos olhos de Deus

Brasileiros, colombianos e torcedores entrarão em campo para ajudar as famílias dos jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes da Chapecoense que faleceram na tragédia que abalou o mundo esportivo. É o Jogo da Amizade, amistoso entre as Seleções do Brasil e da Colômbia, que será disputado às 21h45 do próximo dia 25, no Engenhão. Toda renda líquida da partida será repassada à Chapecoense, que deverá utilizar integralmente para indenizar os familiares dos jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes, vítimas da queda do avião que levava o time para disputar a partida final da Copa Sul-Americana, em Medellín, dia 29 de novembro do ano passado. A CBF, e que está organizando o Jogo da Amizade. A entidade convidou a Seleção da Colômbia para esse jogo em agradecimento pelo respeito, “fair play” e os exemplos de humanidade que os nossos vizinhos vêm demonstrando desde a primeira hora da tragédia aérea. Um exemplo de solidariedade! Eu espero o estádio totalmente tomado pelos torcedores. E que a Rede Globo e outras emissoras que vierem a transmitir o jogo também abram mão de suas quotas publicitárias em favor do clube catarinense.

Twitando

* Quero ver se a Rede Globo vai repassar sua quota publicitária do JOGO DA AMIZADE, à Chapecoense, nos mesmos termos que a CBF o fez. É muito fácil falar em solidariedade, mas eu quero ver eles também praticarem esse gesto.

* Críticas à parte, a CBF fez um “gol de placa” com essa iniciativa. Nós da Rádio Ativa Brasil vamos transmitir o jogo e em respeito à Chapecoense, compraremos nossos ingressos num total de seis, com o fim de contribuir, uma vez que não temos como aferir o custo de uma partida excepcionalmente, haja vista que transmitimos futebol num pacote geral.

* Mais uma vez quero deixar claro aqui que o Ministério Público está em cima dos prefeitos e gestores públicos acerca de subvenções a entidades particulares, inclusive clubes profissionais de futebol. Isso é crime e desvio de função. Enquadra o infrator na Lei de Responsabilidade Civil.

* O São João da Barra foi uma das últimas vítimas da falta e impossibilidade de apoio do erário público. O clube se encontra entregue às baratas e seus dirigentes respondendo processos junto à justiça por intervenção do Ministério Público. O Município só pode ceder estádio, ambulância, profissionais médicos em dias de jogos e a guarda municipal com o fim de manter a ordem pública nos dias das partidas.

* Os Estados, por sua vez, só podem ceder também os estádios, descontadas as despesas de manutenção, a Polícia Militar, os Bombeiros e a Manutenção dos Juizados Especiais do Torcedor se for o caso. Nada de subvenção em dinheiro para clube profissional. Isso é crime!

* Em São José do Vale do Rio Preto, a festa na secretaria de Esportes, Turismo e Lazer acabou. Os recursos públicos agora só saem para entidades de utilidade pública, filantrópica, amadora e de promoção social através do esporte. O atual diretor Marcelo Xuxa, disse que a secretaria apoiará toda e qualquer iniciativa, contando que, tenha cunho esportivo e de lazer para toda a comunidade.

* Aliás, na Cidade das Águas de Março, a Liga Riopretana de Desportos já protocolou uma imensa lista de projetos que pretende realizar no ano de 2017. O diretor por sua vez, disse que será preciso enxugar o chamado listão, pois o Orçamento da Secretária não possui recursos para realizar todos.

* É isso aí galera. Por hoje vamos fechando a conta e ficando por aqui. Até a próxima sexta-feira, se Deus quiser.

Por Reisinaldo Esteves
Emails para esta coluna: reisinaldo.jornalista@hotmail.com
Foto: Reprodução/Internet

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *