Papo do Rei – Volta, torcedor! Voltaaaaaa! – 03 a 10/02/2017

Público no Estadual 2017 será o menor da história

Eu não tenho dúvidas de que a frequência de público no Estadual do Rio neste ano, vai ser o pior de sua história. Um campeonato organizado só para cumprir contrato com a Rede Globo. Aliás, o nível de frequência de público no futebol em termos de campeonatos estaduais está horrível em todas as regiões, exceto o Nordeste. Estão trabalhando para arruinar os certames estaduais. Justamente a competição que oferece maior rivalidade entre os torcedores. Se na elite isso está acontecendo, imagine nas divisões intermediárias e de acesso. A propósito, foi deprimente, o público pagante de Volta Redonda 3 x 3 Portuguesa (foto) na noite de quinta-feira (2). O Estádio Raulino de Oliveira estava tão vazio que a gente ouvia o grito dos “quero-quero”, no som ambiente do estádio e das emissoras que transmitiram o jogo na Cidade do Aço. Temo pelo sucesso do futebol brasileiro nos próximos dez anos.

Fogão em clima de decisão

Não tem como não começar o nosso papo desta semana sem falar do Botafogo, que iniciou a temporada já com jogos importantíssimos e decisivos. Todo o planejamento do alvinegro carioca está pautado nestas quatro datas Conmebol, que permitirá que o clube da “Estrela Solitária” participe da fase de grupos da Libertadores 2017. Muito embora magra, a vitória de 1 a 0 sobre o Colo Colo na quarta-feira passada foi um grande resultado para o time de General Severiano. Agora é se revestir do espírito de Brasil x Chile e lá também impor a superioridade brasileira. Nada de experiência do adversário em Libertadores. O Fogão já cedeu uma Seleção Brasileira inteira, que inclusive conquistou títulos mundiais. De forma que o centro de psicologia do clube tem que incutir isso na cabeça dos atletas e a galera também se revestir dessa confiança no jogo da quarta-feira próxima em Santiago. Avante Fogão!

Alguns companheiros me questionam sobre a situação do Maracanã…

E eu pergunto: que Maracanã? Quem acompanha os nossos papos sabe muito bem que desde antes das obras no místico, histórico, maravilhoso, lendário e patrimônio cultural e arquitetônico do Rio de Janeiro e do Brasil, eu já pregava a morte daquele que para mim não poderia ser mexido sequer na sua pintura e revestimento. Resultado: mataram o único e verdadeiro Maracanã! Esse que está edificado lá hoje é uma catacumba arquitetônica do verdadeiro. Me recuso a chamar a Arena Catacumba de Maracanã. Pois do verdadeiro Maracanã ele não possui mais nada. Tudo foi a derroga. De quem é a culpa? Dos vermes políticos brasileiros e também de todos nós torcedores e imprensa que assistimos a tudo passivamente sem fazer nada. Eu bem que fiz o meu papel de beija-flor no incêndio da floresta, mas os elefantes com suas trombas preferiram se omitir. Logo, estamos colhendo o que plantamos e a floresta foi devastada.

Grupos A, B, C e um alfabeto inteiro…

Se um dia eu entitulei uma matéria como “Pobre Maraca!”, hoje eu posso dizer o mesmo do Campeonato Carioca. Iniciado em meio à pré-temporada, Flórida Cup, Libertadores e Copa da Primeira Liga, o estadual do Rio de Janeiro de 2017 já está na segunda fase, indo para a quarta rodada e sem qualquer apelo. Exatamente como os falidos diretores e empresários o querem ver. Ou seja, falido como eles. É lamentável e chega a ser ridículo o que estão fazendo com a Taça Guanabara e o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Já teve o Grupo A, estamos em meio aos grupos B e C e, o Z já está sendo disputado para se saber quem será rebaixado para disputar a Série B ainda em 2017. Um abecedário inteiro de equívocos. Infelizmente esse é o nosso futebol.

Engenhão devolvido ao Bota em “petição de miséria”

O Glorioso já arrumou muita bagunça, mas a grande realidade é que o Estádio Municipal Olímpico Nilton Santos, foi devolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), totalmente esfacelado. No domingo em que jogaram lá Vasco e Fluminense, narrei a partida e tomadas de energia elétrica existiam nas tribunas de imprensa. O sistema de ar condicionado improvisado e passando sobre a cabeça das pessoas, como que um “gatilho” ou “bacalhau”, como se diz no meio da construção civil e da marcenaria. Pouco a pouco o Fogão vai mudando e melhorando cada setor do estádio, mas o que o COB fez com o Engenhão “foi crime de lesa a pátria”.
Imaginem o que aconteceu na Arena Maracanã…
Twitando

* Um abraço para os amigos da Rádio Manchester AM, 590Khz, em Goiás. Equipe Geração no Esporte, comandada por Carlos Moreira. Ontem acompanhei o Vila Nova vencer o Anápolis pelo placar de 3 a 0. O técnico Charles Fabian, na tábua da beira no comando do Galo da Comarca.

* Nosso carinho também aos companheiros da Rádio Tupi, que continuam em greve e sem qualquer definição sobre suas situações profissionais. Por outro lado, nossa tristeza com a situação da Tupi, que é uma das maiores emissoras de rádio do Brasil.

* Falei da sucata que o COB deixou o Estádio Municipal Olímpico Nilton Santos, e esqueci que até um dos elevadores foi danificado pelos usuários e torcedores das Olimpíadas. Haja prejuízo!

* Duas pérolas do técnico Charles Fabian. Aliás, três: a primeira foi ele deixar o estádio de seu clube criticando o gramado e culpando as condições do mesmo. As outras duas, aconteceram no jogo da quarta-feira passada, quando ele disse que seu time disputaria de igual para igual com os demais clubes goianos, mas que seu time não era favorito à conquista ao título.

* É isso aí galera, vou ficando por aqui. E haja sacrifício para se escrever algo sobre o futebol carioca e brasileiro! Infelizmente a coisa está preta e eu não vejo perspectiva positiva nenhuma. Até a próxima sexta-feira se Deus assim nos permitir.

Por Reisinaldo Esteves
Emails para esta coluna: reisinaldo.jornalista@hotmail.com
Foto: Pedro Borges/Divulgação/Voltaço

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *